SpaceX tem contrato com a NASA renovado por mais dois anos
Créditos: Divulgação/SpaceX

SpaceX tem contrato com a NASA renovado por mais dois anos

Northrop Grumman também recebeu renovação

SpaceX dará ainda mais dinheiro para seu fundador Elon Musk. A NASA, Agência Espacial Americana, renovou o contrato das missões de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS) por mais dois anos com a SpaceX e Northrop Grumman. Os contratos encerrariam em 2024 e serão estendidos para 2026. 

23/03/2022 às 17:51
Notícia

Starlink: Elon Musk aumenta preços da internet via satélite e...

Usuários relatam uma demora da empresa enviar os seus terminais para a instalação da rede

Mais missões para as empresas

Com o novo contrato com a NASA, a SpaceX e a Northrop Grumman farão mais seis missões Commercial Resupply Services-2 (CRS-2) — Serviços Comerciais de Reabastecimento, em tradução livre — cada. Essas missões servem para reabastecer a ISS com suprimentos. A extensão do contrato pode ter relação com as sanções do governo americano à Rússia. A Roscosmos, agência espacial russa, costuma utilizar as naves Soyuz para reabastecer a a ISS. Entretanto, há um preocupação com a Roscosmos e a guerra na Ucrânia afetarem futuras missões com na ISS

SpaceX utiliza a espaçonave Dragon e seus foguetes Falcon 9 para as missões CRS-2, enquanto as missões tripuladas usam a Crew Dragon. Com a extensão do contrato, a empresa de Elon Musk chegará a um total de 15 missões de reabastecimento. Já a Northman Grumman realizará 14. O valor máximo que as empresas podem receber com as missões Commercial Resupply Services-2 é de 14 bilhões de dólares (cada uma). Esse valor depende do total de missões que a SpaceX e a Northrop Grumman realizaram. A NASA também contratou a Sierra Nevada Corporation para as missões CRS-2. Entretanto, a Sierra só realizou três reabastecimentos até agora.  

SpaceX levará satélites da concorrente ao espaço

 

 

A OneWeb, empresa britânica de internet via satélite, anunciou que utilizará a infraestrutura da SpaceX para enviar os seus satélites para o espaço. A empresa recorreu para a rival, proprietária da internet via satélite Starlink, após a Roscosmos, Agência Espacial Russa, criar uma série de exigências para manter o contrato de envio dos equipamentos da OneWeb.

OneWeb tem como um de seus investidores o governo do Reino Unido. Como forma de se vingar das sanções aplicadas pelos britânicos, a Roscosmos exigiu que o governo vendesse a sua parte de ações da OneWeb e também garantisse que os satélites não seria usados com objetivos militares. O Reino Unido faz parte do grupo de investidores que injetou 1 bilhão de dólares na companhia. Antes do anúncio da parceria com a SpaceX, a OneWeb havia suspendido todos os futuros lançamentos com a Roscosmos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.