Integração total: lei quer obrigar WhatsApp a enviar e receber mensagens do Telegram na Europa
Créditos: Adem AY/Unsplash

Integração total: lei quer obrigar WhatsApp a enviar e receber mensagens do Telegram na Europa

Parlamentares querem implementar a interoperabilidade entre os aplicativos

A União Europeia irá aprovar o Ato de Mercados Digitais (DMA) para impedir a concentração e monopólio de serviços de mensagens da Meta e Apple. A nova lei exige que aplicativos como Whatsapp, iMessage e Telegram implementem a compatibilidade de seus aplicativos entre si e também com aplicativos de menor escala. A DMA está programada para entrar em vigor a partir de outubro de 2022.

Os parlamentares discutiram o projeto na última quinta-feira (24) em sessão que durou mais de oito horas. De acordo com eles, a interoperabilidade entre aplicativos de mensagem fará com que os usuários das plataformas possam trocar informações e arquivos, além de ligações por vídeo

Empresas serão forçadas a colaborar

A lei está programada para ser implementada a partir de outubro, de 2022. Empresas como Apple e Meta terão de abrir os sistemas de seus aplicativos de mensagem, fazendo com que um usuário do Whatsapp possa trocar mensagens com alguém utilizando o Telegram. 

21/03/2022 às 10:40
Notícia

Telegram cumpre decisão judicial e bloqueio do aplicativo é r...

Entre os pedidos do STF estava a remoção de uma publicação do presidente da república em seu canal na...

No entanto, as empresas estão preocupados sobre como a interoperabilidade irá funcionar, pois empresas como Meta e Apple possuem processos de criptografia diferentes. O CEO do Whatsapp, Will Cathcart comentou através do Twitter, que apesar da interoperabilidade trazer benefícios, a implementação precisará ser feita com cuidado pois isso pode abrir caminhos que enfraquecerão a privacidade e segurança na Europa.

Para evitar tais riscos a União Europeia está definindo prazos longos para implementação da DMA:

  • Conversas entre dois usuários terão 3 meses para serem concluídas;
  • Grupos de conversas por chat, devem ter até 2 anos para se adaptarem a lei;
  • Funções de ligações e chamadas de vídeo terão até 4 anos, para que a interoperabilidade entre aplicativos seja implementada.

Em caso de descumprimento da lei, as empresas serão multadas em 10% do seu faturamento global do ano de 2021. Caso as empresas continuem sem respeitar a nova legislação, a multa poderá ser elevada para 20%. Além disso, a União Europeia também irá impedir novas aquisições e fusões por parte das empresas que não cumprirem a legislação.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Engadget, XDA Developers
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.