Primeiro "alvo" do telescópio James Webb é um segredo; mas veja os outros
Créditos: Divulgação/NASA

Primeiro "alvo" do telescópio James Webb é um segredo; mas veja os outros

Pequena galáxias vizinhas serão estudadas pelo telescópio em um futuro próximo

Está tudo certo para que o telescópio James Webb (JWST) inicie os seus trabalhos (#sextou). Entretanto, ainda não se sabe qual será o primeiro objeto de estudo do telescópio. A NASA guarda segredo sobre isso e somente em julho a Agência revelará qual é a primeira observação científica do seu caríssimo e importantíssimo James Webb

31/12/1969 às 21:00

Primeiro ano de pesquisa já fechado

NASA já fechou o calendário de pesquisa do James Webb para o seu primeiro ano de funcionamento. O telescópio está pronto para iniciar esses estudos. Durante as operações de alinhamento do seus espelhos, ele tirou imagens de algumas estrelas e galáxias, mas nada no âmbito de pesquisa. Como já dito, o primeiro objeto espacial que o Jame Webb é um segredo, mas o telescópio tem em seu sistema as coordenadas da sua primeira operação.

As pesquisas científicas já reveladas do JWST serão a captura das imagens das Grande e Pequena Nuvem de Magalhães, duas galáxias anãs que orbitam a nossa Via Láctea. O James Webb descobrirá as composições químicas das Nuvens de Magalhães. A nebulosa Borboleta, resquício da explosão de uma estrela gigante, há 3.800 anos luz de distância, também será estudada no primeiro ano de pesquisas do JWST.

Outro papel mais amplo do telescópio será investigar as estrelas mais velhas do universo e seus primórdios.

James Webb: anos de produção até o lançamento

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

10/02/2022 às 17:13

NASA é mais uma a criticar o aumento de satélites da SpaceX n...

Agência espacial americana se une ao coro da UAI e de outros astrônomos preocupados com constelações ...

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.