Android 13 permitirá que desenvolvedores testem apps em conexões mais lentas
Créditos: Divulgação Google

Android 13 permitirá que desenvolvedores testem apps em conexões mais lentas

Infelizmente a novidade pode acabar não servindo para smartphones antigos

Diferente do iOS da Apple, que opera apenas em geração de hardwares definidos, o Android é um sistema em uma infinidade de especificações, precisando ser testado em diversos tipos de telas, CPUs, GPUs e redes móveis, com essa última sendo um grande problema. Infelizmente ainda não existe uma ferramenta para testar o funcionamento de aplicativos em redes lentas, para melhorar a compatibilidade deles, mas a Google está trazendo com o Android 13 uma solução para isso.

25/03/2022 às 10:00
Notícia

Globo exibirá primeiro episódio de novela em 8K

Nova aposta da emissora carioca, Pantanal estreia na próxima segunda (28)

Segundo o Esper, via XDA-Developers, a próxima atualização do novo sistema operacional permitirá que os desenvolvedores limitem qualquer tipo de conexão. Atualmente a décima terceira versão do OS, que está sendo testada por devs, ainda não recebeu o recurso, mas o Android Open Source Project (AOSP) já está indicando que os usuários poderão definir a velocidade da rede durante os testes.

Mas isso pode não ser uma boa notícia para boa para todo mundo, isso porque será necessário um suporte no nível do kernel para esse recurso, mas boa parte dos aparelhos não recebem mais updates de kernel após o lançamento. Isso fará que smartphones e tablets não irão receber esse recurso para deixar a rede lenta, além disso, o XDA aponta que algumas configurações do aparelho deverão estar ativadas para usar essa novidade.


Créditos: Praveen kumar Mathivanan no Unsplash

O portal aponta que atualmente diversos desenvolvedores têm que se virar da forma que conseguem para testar os seus apps em uma rede limitada. Com alguns pondo eles dentro de microondas e outros utilizando gaiolas de Faraday, com isso enfraquecendo o sinal.

Agora o sistema oferecerá uma forma mais rápida de realizar o teste de apps em conexões mais lentas, o que facilitará o desenvolvimento de alguns softwares. Atualmente o sistema já oferece limitação de rede do Web Chrome desde 2015, o que torna mais fácil testar e programar sites para internets mais lentas.

24/03/2022 às 14:15
Notícia

Google testará pagamentos no Android com empresas tercerizadas

Spotify será o primeiro app a mudar o seu sistema de cobrança

O XDA ainda ressalta algumas novidades que deverão vir com o Android 13 Developer Preview 2, como uma nova API para conversão de texto, permissões de tempo de execução para notificações, áudio Bluetooth LE e diversas outras novidades. O sistema da Google atualmente está sendo testado apenas por desenvolvedores, o lançamento da versão estável para todo mundo deve acontecer após julho.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Esper, XDA-Developers
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.