Em 2022 novamente teremos eleições para cargos nas esferas estadual e federal. As Eleições 2022 acontecem no dia 2 de outubro e neste ano os brasileiros votarão para os cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal.
Para votar é preciso ter um Título de Eleitor, documento que indica qual é o seu domicílio eleitoral. A boa notícia é que neste ano é possível obter o documento pela internet, sem precisar pagar nada por isso. Neste artigo, mostraremos o passo a passo de como tirar o Título de Eleitor e ficar apto para votar na próxima eleição.
Acesse o site TítuloNet para preencher o requerimento e tirar o Título de Eleitor
Quem pode tirar o Título de Eleitor?
O voto é obrigatório para todos os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos. Para jovens com idade entre 16 e 18 anos o voto é facultativo. Pessoas acima de 70 anos também não são obrigadas a votar. Porém, todos os eleitores devem ter um Título de Eleitor válido. A data limite para emissão é o dia 4 de maio de 2022.
Como tirar o Título de Eleitor pela internet
Para que os eleitores possam emitir o Título de Eleitor pela internet, o Tribunal Superior Eleitoral criou o site TítuloNet. É por meio dele que você fará o cadastro das suas informações para emissão do novo documento.
Passo 1. Acesse o site TítuloNet. Logo na página inicial, informe qual é o estado (UF) em que você mora. Clique em “Próximo”.
Passo 2. Na tela seguinte serão exibidas algumas informações relacionadas à emissão do documento. São indicados ainda os documentos obrigatórios para esse cadastro, o que inclui:
- Foto segurando um documento;
- Documento oficial brasileiro de identificação (carteira de identidade, carteira profissional ou passaporte);
- Comprovante de residência atualizado;
- Certificado de quitação do Serviço Militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).
Clique em “Próximo” se estiver com todos os documentos mencionados disponíveis.
Passo 3. Na tela seguinte, há quatro opções relacionadas ao Título de Eleitor. São elas:
- Tenho, e sei o número [se você já tem o documento e deseja obter a versão digital dele];
- Tenho, mas não sei o número [se você já tem o documento, mas não se lembra dos dados dele];
- Não tenho [se você nunca tirou um Título de Eleitor];
- Tenho, mas os dados não conferem [se você deseja corrigir informações no documento].
Para este tutorial, selecione a opção “Não tenho”. Na sequência, preencha as seguintes informações:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome completo da Mãe;
- Nome completo do Pai.
Se algum dos seus pais não constar no Registro de Nascimento, marque o campo correspondente. Ao finalizar o preenchimento, clique em “Próximo”.
Passo 4. A tela seguinte é dedicada ao preenchimento dos seus dados pessoais e para o envio dos documentos requeridos. Vamos por partes. Os dados pessoais a serem preenchidos são os seguintes:
- Documento Brasileiro de Identidade (RG, Carteira Profissional, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Outros);
- Número do documento;
- Órgão expedidor do documento;
- CPF;
- Gênero;
- Estado Civil;
- UF de nascimento;
- Município de nascimento;
- Grau de instrução;
- Ocupação principal;
- E-mail.
Além disso, responda a três perguntas: se você tem ou não irmãos gêmeos, se deseja ser mesário voluntário e se possui alguma deficiência.
Passo 5. Agora é hora de enviar os documentos solicitados. Os arquivos não podem ter mais do que 5 MB de tamanho e são aceitos os formatos PNG, JPG e PDF. Os itens que precisam ser enviados são os seguintes:
- Foto segurando um documento;
- Cópia do documento de identidade (frente);
- Cópia do documento de identidade (verso);
- Comprovante de residência.
Importante: a foto de você segurando o documento e da frente e verso do documento de identidade devem ser bem claras e discerníveis. Como haverá uma análise, é necessário que as imagens estejam boas o suficiente para que você não seja barrado e tenha que repetir o processo.
O Tribunal Superior Eleitoral orienta ainda:
- Tire a foto em um local bem iluminado;
- Segure o documento próximo ao seu rosto;
- Certifique-se de que o seu rosto e o documento estão nítidos na foto (nada pode estar coberto ou censurado no documento).
Pronto! Ao clicar em “Próximo” você terá finalizado o processo de solicitação do seu Título de Eleitor. O resultado não sai na hora, pois seus dados são conferidos e os documentos enviados passam por uma análise. Você pode acompanhar o status do seu requerimento também pelo site TítuloNet.
E o meu Título de Eleitor, quando recebo?
Não há a necessidade de ter um Título de Eleitor físico, impresso em papel. Você pode ter o documento online por meio do aplicativo e-Título. Ele está disponível para Android e iOS. No app é possível conferir qual é a sua Zona Eleitoral, ou seja, o local de votação.
Baixe o app e-Título para Android
As Eleições 2022 serão realizadas no dia 2 de outubro. Se houver segundo turno para Presidente e Governador [varia de estado para estado], a votação está marcada para o dia 30 de outubro.
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