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Eleições 2022: como tirar o Título de Eleitor online pela internet

Procedimento leva alguns poucos minutos e habilita o eleitor a votar nas Eleições que acontecem neste ano

Eleições 2022: como tirar o Título de Eleitor online pela internet
Créditos: Divulgação / TSE

Em 2022 novamente teremos eleições para cargos nas esferas estadual e federal. As Eleições 2022 acontecem no dia 2 de outubro e neste ano os brasileiros votarão para os cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal.

Para votar é preciso ter um Título de Eleitor, documento que indica qual é o seu domicílio eleitoral. A boa notícia é que neste ano é possível obter o documento pela internet, sem precisar pagar nada por isso. Neste artigo, mostraremos o passo a passo de como tirar o Título de Eleitor e ficar apto para votar na próxima eleição.

Acesse o site TítuloNet para preencher o requerimento e tirar o Título de Eleitor

Quem pode tirar o Título de Eleitor?

O voto é obrigatório para todos os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos. Para jovens com idade entre 16 e 18 anos o voto é facultativo. Pessoas acima de 70 anos também não são obrigadas a votar. Porém, todos os eleitores devem ter um Título de Eleitor válido. A data limite para emissão é o dia 4 de maio de 2022.

Como tirar o Título de Eleitor pela internet

Para que os eleitores possam emitir o Título de Eleitor pela internet, o Tribunal Superior Eleitoral criou o site TítuloNet. É por meio dele que você fará o cadastro das suas informações para emissão do novo documento.

Passo 1. Acesse o site TítuloNet. Logo na página inicial, informe qual é o estado (UF) em que você mora. Clique em “Próximo”.

Passo 2. Na tela seguinte serão exibidas algumas informações relacionadas à emissão do documento. São indicados ainda os documentos obrigatórios para esse cadastro, o que inclui:

  • Foto segurando um documento;
  • Documento oficial brasileiro de identificação (carteira de identidade, carteira profissional ou passaporte);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certificado de quitação do Serviço Militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

Clique em “Próximo” se estiver com todos os documentos mencionados disponíveis.

Passo 3. Na tela seguinte, há quatro opções relacionadas ao Título de Eleitor. São elas:

  • Tenho, e sei o número [se você já tem o documento e deseja obter a versão digital dele];
  • Tenho, mas não sei o número [se você já tem o documento, mas não se lembra dos dados dele];
  • Não tenho [se você nunca tirou um Título de Eleitor];
  • Tenho, mas os dados não conferem [se você deseja corrigir informações no documento].

Para este tutorial, selecione a opção “Não tenho”. Na sequência, preencha as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo da Mãe;
  • Nome completo do Pai.

Se algum dos seus pais não constar no Registro de Nascimento, marque o campo correspondente. Ao finalizar o preenchimento, clique em “Próximo”.

Passo 4. A tela seguinte é dedicada ao preenchimento dos seus dados pessoais e para o envio dos documentos requeridos. Vamos por partes. Os dados pessoais a serem preenchidos são os seguintes:

  • Documento Brasileiro de Identidade (RG, Carteira Profissional, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Outros);
  • Número do documento;
  • Órgão expedidor do documento;
  • CPF;
  • Gênero;
  • Estado Civil;
  • UF de nascimento;
  • Município de nascimento;
  • Grau de instrução;
  • Ocupação principal;
  • E-mail.

Além disso, responda a três perguntas: se você tem ou não irmãos gêmeos, se deseja ser mesário voluntário e se possui alguma deficiência.

Passo 5. Agora é hora de enviar os documentos solicitados. Os arquivos não podem ter mais do que 5 MB de tamanho e são aceitos os formatos PNG, JPG e PDF. Os itens que precisam ser enviados são os seguintes:

  • Foto segurando um documento;
  • Cópia do documento de identidade (frente);
  • Cópia do documento de identidade (verso);
  • Comprovante de residência.

Importante: a foto de você segurando o documento e da frente e verso do documento de identidade devem ser bem claras e discerníveis. Como haverá uma análise, é necessário que as imagens estejam boas o suficiente para que você não seja barrado e tenha que repetir o processo.

O Tribunal Superior Eleitoral orienta ainda:

  • Tire a foto em um local bem iluminado;
  • Segure o documento próximo ao seu rosto;
  • Certifique-se de que o seu rosto e o documento estão nítidos na foto (nada pode estar coberto ou censurado no documento).

Pronto! Ao clicar em “Próximo” você terá finalizado o processo de solicitação do seu Título de Eleitor. O resultado não sai na hora, pois seus dados são conferidos e os documentos enviados passam por uma análise. Você pode acompanhar o status do seu requerimento também pelo site TítuloNet.

E o meu Título de Eleitor, quando recebo?

Não há a necessidade de ter um Título de Eleitor físico, impresso em papel. Você pode ter o documento online por meio do aplicativo e-Título. Ele está disponível para Android e iOS. No app é possível conferir qual é a sua Zona Eleitoral, ou seja, o local de votação.

Baixe o app e-Título para Android

Baixe o app e-Título para iOS

As Eleições 2022 serão realizadas no dia 2 de outubro. Se houver segundo turno para Presidente e Governador [varia de estado para estado], a votação está marcada para o dia 30 de outubro.