Cartão Cidadão: o que é, para que serve e como solicitar o seu
Créditos: Divulgação | Caixa Econômica Federal

Cartão Cidadão: o que é, para que serve e como solicitar o seu

Entenda como proceder para receber o seu Cartão

Com o Cartão Cidadão, uma pessoa terá acesso aos diversos benefícios sociais e trabalhistas de um jeito simples e acessível. Outra função interessante é que pode ser usado em canais de pagamento autorizados pela Caixa Econômica Federal em todo território nacional. Se um indivíduo tiver direito de receber benefícios sociais ou trabalhistas disponíveis para saque (alguns exemplos são: Auxílio Brasil, Seguro-Desemprego, Abono Salarial e FGTS) e não tiver uma conta individual na Caixa, poderá solicitar o seu.  

Caso tenha esses direitos pendentes, mas possua uma conta poupança ou individual na instituição financeira mencionada, repassarão os seus direitos diretamente por esse canal - não sendo necessário, então, um Cartão Cidadão. E aí? Analisou as vantagens e os requerimentos, e acredita que se enquadra nos parâmetros adequados? O processo é simples.  Entre em contato com a Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão pelo número 0800 726 0207, ou em qualquer Agência da Caixa. Com relação aos documentos necessários, segue uma pequena lista:

1 - Ter em mãos o número de inscrição do trabalhador (NIT), PIS/PASEP ou o NIS;

2 - RG ou CNH;

3 - Comprovante de residência atualizado;


(Créditos: Mundo Conectado / caixa.gov.br)

Outro item muito importante é ter a sua Senha Cidadão habilitada. Para que você possa fazê-la em uma casa lotérica, ligue para este número: 0800 726 0207 (Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão). Logo após, já com o seu Cartão do Cidadão em mãos, comparência à unidade combinada também com um documento oficial. Se preferir dar continuidade ao processo em uma Agência da Caixa, será necessário apenas entregar um documento válido - conforme já mencionado na lista.

Continua após a publicidade

Depois de concluir esses processos, será possível consultar saldos e extratos (e outras informações, como rendimentos do PIS, FGTS, disponibilidade do Abono Salarial e ao Seguro-Desemprego) diretamente pelo site da Caixa, ou nos aplicativos disponível para iOS e Android.  Esta dica foi baseada nas informações encontradas neste site. Dúvidas e/ou solicitações, deixe o seu comentário nesta matéria ou nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: g1.globo.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.