Drone da Companhia de Energia Elétrica Copel é derrubado a tiros na Região Metropolitana de Curitiba
Créditos: Assessoria / catve.com

Drone da Companhia de Energia Elétrica Copel é derrubado a tiros na Região Metropolitana de Curitiba

O equipamento é utilizado para inspeções de rotina da rede elétrica

Na última sexta-feira, 18 de março, um dos drones utilizados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) para inspeção elétrica foi derrubado a tiros em Campina Grande do Sul. Os técnicos da companhia registraram um boletim de ocorrência. Os equipamentos são capazes de concluir em apenas três dias atividades que demorariam até dez dias se fossem feitas manualmente.

Neste caso, o objetivo com os pequenos veículos aéreos não tripulados seria acessar locais de difícil acesso com agilidade e preservando a integridade física dos funcionários. Os alvos são fáceis de avistar, pois são pintados com a cor laranja e com a marca da empresa. De acordo com os responsáveis, todos operam com as regulamentações de voo autorizadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA)

(Créditos: copel.com)

Como os aparelhos possuem uma cor distinta e que se destaca bastante do ambiente, se moradores ou transeuntes avistarem essas pequenas máquinas voadoras com a cor laranja, significa que a Copel está realizando as suas inspeções rotineiras para verificar as condições da rede elétrica. Com um drone, muitas tarefas podem ser simplificadas, como nos processos de verificar as chaves, transformadores e linhas dos equipamentos da rede. A companhia possui a segunda maior frota desses ágeis instrumentos do Brasil.

Os equipamentos são da linha Mavic Pro 2 (DJI), e foram personalizados para se adequarem às necessidades do dia a dia dos profissionais da área. Quando os equipamentos foram implementados na rotina de serviços, por volta de 100 trabalhadores receberam treinamentos para manusear os drones - em Londrina, Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, e Cascavel. Presentes em diversas unidades pelo Estado, são utilizados também em outras funções, como geoprocessamento, projetos e obras e segurança do trabalho. Se você for um morador da região e presenciar alguma movimentação suspeita, para confirmar se são, de fato, da Copel, ligue para o seguinte número: 0800 51 00 116.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: copel.com, istoedinheiro.com.br, catve.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.