Segundo a NASA, além do nosso Sistema Solar existem pelo menos mais 5 mil mundos
Créditos: Ilustração: NASA/JPL-Caltech

Entenda um pouco mais sobre as novidades compartilhadas sobre os exoplanetas

Na última terça-feira, 22 de março, a NASA conseguiu superar a impressionante marca de mais de 5.000 exoplanetas descobertos pelos instrumentos da agência espacial. Este foi um ciclo de 30 anos de estudos, responsável por informações essenciais para os estudos na área. Os estudos em busca de sinais de formas de vida pelo universo não têm fim. Com a expansão das pesquisas, foram encontrados planetas localizados fora do nosso sistema solar, conhecidos como exoplanetas.

Em um passado não muito distante, o que conhecíamos estava restrito ao nosso próprio sistema solar. Esse período já foi superado. Só no último lote, 65 exoplanetas foram inseridos ao Arquivo de Exoplanetas da NASA.

Os dados são artigos científicos revisados e confirmados por meio de vários métodos. Entre os milhares de planetas recém-descobertos, temos variações consideráveis, como alguns gigantes gasosos, conhecidos como "Júpiteres quentes", enquanto outros lembram um pouco a Terra, sendo pequenos e rochosos - entre outros.

(Créditos: Canal do YouTube - V101 Science)

As alternativas não param por aí, pois assim como existem os "pequenos e rochosos" que lembram o nosso mundo, outras versões rochosas maiores, intituladas de "super-Terras", puderam ser observadas. Segundo Jessie Christiansen, líder de ciência do arquivo e cientista do NASA Exoplanet Science Institute (Instituto de Ciência de Exoplanetas da NASA), essas revelações são muito mais do que números em relatórios. Cada exemplar representa um planeta totalmente novo.

Não é recente o conceito de existirem bilhões de planeta apenas na nossa galáxia. Nas últimas décadas, com o avanço das pesquisas espaciais, novos mundos estranhos foram detectados, e muitos desafiam os conhecimentos científicos nos dias de hoje. Com o avanço da tecnologia e das suas ferramentas de observação, os estudiosos afirmam que estamos no início de um novo período repleto de descobertas que excederão as mencionadas nesta matéria.

Lançado originalmente há 4 anos, o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) continua localizando novos exoplanetas. Com o auxílio de uma nova geração de instrumentos, como o Telescópio Espacial James Webb, será possível capturar a luz das atmosferas desses planetas distantes, efetuando uma leitura dos gases presentes, para que seja possível analisar se existem sinais que indicam condições habitáveis. Alexander Wolszczan, um dos autores de um artigo que revelou os primeiros indícios de outros mundos fora do nosso sistema solar, afirmou:

Na minha opinião, é inevitável que encontremos algum tipo de vida em algum lugar – provavelmente de algum tipo primitivo.

Ou seja, apesar de, até este momento, um dos principais objetivos seja justamente encontrar indícios de vida em locais distantes, o astrônomo acredita que a detecção desses indícios seja questão de tempo.

11/02/2022 às 13:25

Astrônomos descobrem exoplaneta quente e com o tamanho da Ter...

corpo celeste está orbitando uma estrela anã e possui temperatura de 295,85 Cº

A NASA confirmou que o lançamento previsto para o Telescópio Espacial Romano Nancy Grace será em 2027, expandindo o leque de possibilidades para estudar novos exoplanetas. Dois anos depois, em 2029, acontecerá a missão Ariel, da Agência Espacial Europeia (ESA), responsável pela observação da atmosfera desses misteriosos astros.

Via: cnnbrasil.com.br Fonte: space.com

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.