Confira 3 dicas de como proteger as suas senhas
Créditos: Towfiqu Barbhuiya/Unsplash

Confira 3 dicas de como proteger as suas senhas

Veja como evitar roubo de contas

Com a popularização do acesso a internet, aumenta o número de pessoas utilizando redes sociais, criando e-mail e acessando serviços importantes, como internet banking. E como o rato está sempre na frente do gato, há pessoas de má índole capazes de roubar contas. Os ataques hackers estão crescendo, principalmente de ransomware, então é necessário ter uma senha bem segura e protegida. 

21/03/2022 às 21:45
Notícia

Segurança: mais de 78 mil sites maliciosos foram identificado...

Estudo realizado pela PSafe analisou site entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro

Estudo mostra hábitos inseguros para armazenamento de senhas

Uma pesquisa da ESET, empresa de detecção proativa de ameaças, realizada em 2021 revelou que 49% dos usuários escrevem suas senhas para não esquecer, sendo que 38% destas pessoas as colocam em papel - um risco para a segurança da informação. Além disso, muitas destas autenticações acabam por ser, como a Microsoft descreve, inconvenientes e inseguras. Para resolver esse problema confira algumas dicas que podem aumentar a segurança de suas senhas:

1.Usar um gerenciador de senhas

 

Os gerenciadores de senhas e métodos como o single sign-on (autenticação única) oferecem uma forma de superação para esses desafios, armazenando e lembrando senhas complexas para cada conta a fim de que os usuários não precisem se preocupar com isso. No entanto, eles ainda não são universalmente populares entre os consumidores. O fato de não utilizar um gerenciador muitas vezes leva os usuários a reaproveitarem senhas em diversas contas, isso os expõe aos chamados ataques de credential stuffing, nos quais os cibercriminosos se aproveitam de credenciais (login e senhas) vazadas para tentar entrar em outras contas dos mesmos usuários. Ou seja, é fundamental ter credenciais de acesso diferentes para cada serviço assinado.


Créditos: Fly D/Unsplash.

2.Implementar a autenticação de dois fatores

Uma forma de segurança para que o usuário não precise depender tanto das senhas é a autenticação de dois fatores. Mesmo que sua senha tenha sido roubada, o cibercriminoso não conseguirá ter acesso à conta, dados e serviços sem que tenha acesso ao telefone cadastrado para recebimento do token temporário. Geralmente, a segunda senha é enviada através de SMS para o celular do usuário e é formulada de maneira aleatória.

3.Instalar a identificação por biometria

Outra solução para melhorar a segurança do usuário na internet pode estar na identificação biométrica. Ela é capaz de liberar acessos em vários ambientes apenas com o reconhecimento da digital. Ou seja, apenas o proprietário do dispositivo será realmente capaz de acessar os dados, pois a senha se torna o próprio indivíduo.

Aqui cabe uma ressalva, a biometria é excelente em todos os locais onde é aceita, ainda assim vale se certificar que a senha que foi vinculada a essa biometria não seja esquecida, cadastrada em um gerenciador de senhas por exemplo, pois algumas formas de autenticação não aceitam o vínculo biométrico e você pode acabar precisando digitá-la, eventualmente.

Apesar dos diversos problemas encontrados com a criação de senhas ao longo da vida cibernética, existem muitas formas de facilitar o processo. A criação de uma senha forte, com uma camada extra de segurança ao ativar o duplo fator de autenticação ou a biometria já podem auxiliar na proteção do usuário. Se a dificuldade estiver no número de palavras-chave criadas, o gerenciador de senhas pode ser a solução. Desse modo, o indivíduo precisará lembrar apenas de uma senha, e garantir que ela esteja de acordo com as dicas já mencionadas.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.