Samsung deve usar Snapdragon 8 Gen 1+ nos próximos dobráveis
Créditos: Divulgação/Samsung

Samsung deve usar Snapdragon 8 Gen 1+ nos próximos dobráveis

Próxima geração da linha Z Fold e Z Flip deve ser apresentada em agosto

Samsung segue o caminho de ser o nome a ser batido quando o assunto é smartphone dobrável. Depois do rumor de que a fabricante sul-coreana lançará um novo dispositivo para a linha Z (dobrável), surge a informação que a quarta geração dos Galaxy Z Fold e Z Flip usarão um novíssimo Snapdragon 8 Gen 1 + (Plus). 

21/03/2022 às 11:17
Notícia

Snapdragon 8 Gen 2 terá foco em desempenho, mesmo sacrificand...

Núcleos Cortex de nova geração poderá ser um problema para outros SoCs

Z Fold 4, Z Flip 4 e novo dobrável em agosto

Atualmente, o SoC mais potente equipando um Galaxy é o Snapdragon 8 Gen 1, na linha S22. Os atuais Z Fold 3 e Z Flip 3 possuem o Snapdragon 888, mesmo chip dos Galaxy S21. Todos essas três última linhas foram lançadas em 2021. Ao fazer um upgrade de SoC nos seus dobráveis, deixando os Galaxy S22 "para trás", a Samsung reforçaria a sua aposta no mercado de dobráveis e quebra uma tradição de manter as duas linhas com o mesmo hardware.

O futuro Snapdragon 8 Gen 1+, segundo um rumor do leaker Ice Universe, será fabricado pela TSMC ao invés da Samsung, trazendo uma leve melhora de desempenho quando comparado ao SoC "não Plus". É esperado que a quarta geração dos smartphones dobráveis da sul-coreana cheguem em agosto, data do próximo Galaxy Unpacked. Além do Z Fold e Z Flip, é especulado que ela traga um terceiro dispositivo do tipo Fold neste ano, o N4.


Fonte: Reprodução/Let's Go Digital.

Galaxy N4? Como assim?

 


Créditos: Divulgação Samsung

Um dos grandes problemas em tentar adivinhar como deverá ser um novo aparelho da gigante sul-coreana é a quantidade de telas desenvolvidas por ela. Como apontado pelo GSMArena, a fabricante tem diversos tipos de patentes de smartphones flexíveis, atualmente foi descoberto uma batente da empresa de smartphone com uma tela enrolável (rolável) e também um com três telas.

Em seu site OLED Era, a empresa exibe um display chamado de ‘Flex N’, que é uma versão do Z Flip com uma tela um pouco maior, como se fosse o display do Z Fold mas que abrisse de cima para baixo, ao invés de abrir lateralmente. 

Continua após a publicidade

 

De qualquer forma, não devemos ficar muito tempo na expectativa de como deverá ser esse novo smartphone dobrável da Samsung. A fabricante é conhecida por ter um longo problema de vazamento e, com o anúncio oficial chegando cada vez mais perto, mais informações sobre ele deverão surgir.

Snapdragon 8 Gen 2 - desempenho sobre consumo

Nos últimos anos é visível que a Arm está focando em aumentar ainda mais o desempenho dos seus núcleos, com o atual Cortex-X2 já possuindo um consumo considerado elevado. Agora esse novo vazamento aponta que a nova geração de SoCs deverá apresentar uma eficiência 10% menor que a geração atual em clocks acima de 3,0 GHz.


Créditos: Reprodução / TechNave

Mesmo com a Arm focando seus novos núcleos para aumentar o poder de processamento, o leaker Meeco afirma que isso não trará uma melhoria expressiva para os SoCs equipados com o X3. Mas o desempenho deverá ser bastante melhorado em tarefas com inteligência artificial, onde o novo modelo deverá apresentar um aumento de 100%.

Essas informações compartilhadas pelo leaker tem como base as próximas gerações de processos da Samsung e TSMC, que são as fabricantes de semicondutores que atualmente dominam o mercado de smartphones Android

Meeco ainda afirma que a Qualcomm está planejando se tornar menos dependente da Arm e investir cada vez mais no desenvolvimento de núcleos próprios, como ela fez para os SoCs Snapdragon 865. Entretanto, os planos da empresa ainda é utilizar modelos da Arm no próximo Snapdragon 8 Gen 2, com um novo núcleo próprio sendo lançado apenas em 2024.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: 9 to 5 Google
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.