Audi e Qualcomm testam tecnologia que protegerá ciclistas nas ruas
Créditos: YouTube | Canal da Qualcomm

Audi e Qualcomm testam tecnologia que protegerá ciclistas nas ruas

A C-V2X será uma aliada poderosa para melhorar a segurança para motoristas, ciclistas e trabalhadores

A Qualcomm e a Audi estão trabalhando para oferecer uma tecnologia focada na segurança de ciclistas, motoristas e outras pessoas no trânsito. Até então chamada de C-V2X (sigla criada para designar "Vehicle-to-Everything", ou "Veículo para Tudo / Todas as utilidades", em uma tradução e interpretação livres), a intenção é oferecer uma comunicação celular direta, de baixa latência, para o veículo, possibilitando para o condutor identificar ciclistas e outros indivíduos facilmente, mesmo fora do campo de visão. A principal vantagem está na conexão de curto alcance, que irá usar sinais LTE no processo de localização de bicicletas e outros equipamentos detectáveis em pistas que compartilham o espaço com carros.

Não será necessário contratar um plano de internet móvel, bastando a comunicação Veículo para Pedestre (V2P), Infraestrutura Veículo para Estrada (V2I) e Veículo para Veículo (V2V). Fora os dois grandes nomes, a plataforma de mobilidade Spoke Safety está presente nos testes, assim como a Commsignia - desenvolvedora de sistemas de transportes.

A Audi está testando todas essas soluções, a nível de hardware e software, em um automóvel de testes chamado de e-tron Sportback. O veículo se beneficiará de uma conexão direta (e anônima) com bicicletas, viabilizada por transmissões de curto alcance, que usam torres de celular - e, ressaltando: sem a necessidade de um contrato com operadoras ou outros prestadores de serviços indiretos.

(Créditos: Qualcomm Training on How C-V2X Tech Enables Smart Transportation / Canal do YouTube Qualcomm)

Se um carro se aproximar de um ciclista, ambos receberão notificações que poderão evitar colisões - muito importantes principalmente em situações que a visão esteja bloqueada por obstáculos. Os carros da Audi receberão uma sinalização diretamente pelo painel de instrumentos. Conforme mencionado no início da matéria, esses recursos também podem ser utilizados por pedestres e/ou trabalhadores em áreas de risco.

Continua após a publicidade

Os motoristas serão sinalizados de uma maneira similar com o que foi descrito, e os trabalhadores deverão usar coletes especiais compatíveis com a comunicação Veículo para Pedestre (V2P), responsável por emitir alertas para os automóveis compatíveis. Ou seja: o objetivo dos seus idealizadores é utilizar a tecnologia para conectar todos as pessoas próximas de ambientes movimentados, como ruas e estradas. Motoristas, transeuntes e trabalhadores poderão transitar com tranquilidade e segurança em um futuro não tão distante, e que pode fazer parte da rotina de grandes cidades por todo o mundo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: olhardigital.com.br Fonte: Canal do YouTube da Qualcomm
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.