Morre Stephen Wilhite, criador do GIF, aos 74 anos
Créditos: theverge.com / Fotógrafo: Stephen Lovekin

Morre Stephen Wilhite, criador do GIF, aos 74 anos

Conheça um pouco mais sobre a trajetória de sucesso do icônico formato

Morre Stephen Wilhite aos 74 anos. Wilhite foi um cientista da computação e é reconhecido mundialmente por ser um dos responsáveis pela criação do formato de imagem animada (GIF), sendo extremamente difundido principalmente nos primórdios da internet, quando conexões de alta velocidade, que viabilizaram posteriormente a transmissão de vídeos em tempo real, ainda não eram acessíveis para a maioria dos usuários.

15/05/2020 às 16:36
Notícia

Facebook compra Giphy por U$400 milhões

Rede social planeja integração do site de imagens com o Instagram

A morte foi confirmada no dia 14 de março - por problemas ocasionados pelo COVID-19. Familiares validaram a informação para o site The Verge, um portal online de notícias e mídia operado pela Vox Media. Segundo a sua esposa, o pioneiro estava cercado de entes queridos no momento da sua partida. A criação do GIF aconteceu em 1987, quando o profissional trabalhava para a CompuServe.

A intenção inicial era basicamente disponibilizar imagens coloridas (e, logo em seguida, animadas) em arquivos extremamente comprimidos, essenciais em um período que a velocidade da internet era baixíssima mesmo em ambientes corporativos.

O auge da sua popularidade foi em meados dos anos 2000, quando mais pessoas começaram a ter acesso às conexões residenciais, e dadas as limitações da tecnologia daquele período, o GIF foi usado exaustivamente em inúmeros fóruns e redes sociais. Até hoje ainda é uma alternativa válida, pois muitos memes são compartilhados pela rede mundial de computadores usando essa ferramenta, que permanece relevante mesmo com a evolução tecnológica.

Ainda em 87, Alexander Trevor, ex-diretor técnico da CompuServe, gerenciou a equipe (que Wilhite fazia parte) que posteriormente ficaria conhecida por ser a idealizadora do GIF. Após a recente morte de Stephen, a sua esposa, Kathaleen Wilhite, afirmou que o marido foi o responsável por idealizar o formato, e concluiu dizendo que "ele estruturou o projeto na sua casa, e após uma fase já avançada de produção, levou a sua criação para a empresa".

Em 2013, durante a presentação do Webby Awards, um prêmio de excelência na Internet, o cientista da computação informou, usando a sua criação, que se pronunciava "JIF", e não GIF", e até criou um exemplo prático para a sua afirmação:


(Créditos: tecmundo.com.br)

Continua após a publicidade

Mesmo que o objetivo inicial não fosse oferecer uma ferramenta para apresentações bem-humoradas, o criador tinha um apreço especial por esta animação:


(Créditos: img.ibxk.com.br)

O estilo de conteúdo foi criado em uma época que o termo "meme" não era difundido, como acontece atualmente, mas o potencial criativo em algo tão simples (e divertido), sem dúvidas, foi o principal responsável pela popularização da ferramenta já faz parte da história da internet, e ainda preenche diariamente inúmeros sites em todo o mundo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: theverge.com, dailydot.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.