Apple sem pressa com câmera sob o display nos iPhones
Créditos: Divulgação/9 to 5 Mac

Apple sem pressa com câmera sob o display nos iPhones

Analista comenta que empresa ainda precisa iniciar desenvolvimento de modelos de teste

Após o rumor que a Apple e Samsung dividirão uma nova tecnologia para câmeras e sensores sob a tela, foi a vez de Ross Young, renomado analista do segmento de displays, dar os seus dois centavos sobre o assunto. Segundo Young, a Apple só lançará essa tecnologia em 2024, no iPhone 16.

22/03/2022 às 14:44
Notícia

Apple implantará câmera de selfie sob display no iPhone 15 Pro

Fabricante conseguirá manter os sensores do FaceID no novo formato

Apple focada no punch hole + pílula

Obviamente, rumores são rumores, mesmo que as fontes sejam confiáveis eles ainda precisam ser lidos com "grão de sal". A informação da câmera sob display veio do TheElec, um site sul-coreano que regularmente divulga informações sobre o mercado de tecnologia do seu país. O site costuma publicar notícias sobre a Samsung e LG, inclusive publicou que a LG está ampliando suas fábricas de displays OLED para atender a demanda da Apple.

Já Ross Young é fundador da DCC, empresa de consultoria no ramo de telas. Sempre muito vocal, crível nos seus palpites e com 25 anos de experiência no segmento. Young reafirma que não espera a Apple lançando essa tecnologia antes de 2024. Entretanto, ele diz que a Gigante de Cupertino precisa iniciar o desenvolvimento e testar as amostras da tecnologia por agora.

Por mais seja que um baita salto a Apple sair do futuro design de tela com furo punch e pílula de um ano para o outro, faz mais sentido que ela mantenha esse design até ter certeza que a nova tecnologia corresponda o seu padrão de qualidade. A Gigante de Cupertino só lançará o iPhone sem notch (com o punch-hole + pílula) neste ano, enquanto aguarda a reação do mercado e mais evoluções tecnológicas para lançar o seu smartphone dóbravel. Então a especulação de Young acaba sendo mais lógica, mas, conforme já dito, rumores são rumores. 

A nova tecnologia para lentes sob display especulada para o Z Fold 3 e iPhone

 

 

Continua após a publicidade

Segundo o site sul-coreano TheElec, a Samsung Display e OTI Lumionics, empresa canadense do segmento OLED, estão desenvolvendo uma nova geração de câmera sob display para o Galaxy Z Fold 5 e iPhone 15 Pro. Pela tradição dos lançamentos das duas empresas, o Z Fold 5 será o primeiro a usar essa tecnologia, com sua chegada em agosto de 2023; na sequência, em setembro, é a vez do smartphone da Apple ser apresentado com a mesma tecnologia. 

Essa nova tecnologia permite, segundo o TheElec, que "janelas transparentes microscópicas" sejam abertas nas camadas dos pixels do OLED. Assim, o espaço transparente permite que a Apple instale os sensores do FaceID sob a tela, capturando dois coelhos em uma cajadada só: o espaço para os sensores e uma tela totalmente limpa para os usuários. Ao ativar o FaceID, os sensores "abrirão" um notch na tela. Após a identificação, ele se fecha a tela fica totalmente "livre de obstáculos".

iPhone 15 Pro com zoom 5x e telas da BOE

Segundo o analista Jeff Pu, a fabricante de Cupertino iniciou os testes de uma lente periscópica para o iPhone 15 Pro. De acordo com Pu, a Apple está testando a câmera, que terá um zoom óptico de 5x, com componentes da chinesa Lante Optics. A lente do tipo periscópio tem esse nome inspirado nos periscópios dos submarinos, já que o princípio de captação da imagem é mesmo. Assim como na ferramenta dos submarinos, a lente periscópica capta a imagem através de um espelho posicionado à 45 graus. A luz é refletida por esse espelho, passa pelas lentes internas responsáveis pelo zoom óptico e finalmente "atinge o sensor". Esse tipo de lente permite manter a qualidade aumentar a imagem, ao contrário do zoom digital

Jeff Pu disse ainda que a Apple decidirá sobre o uso das lentes no iPhone 15 Pro até maio de 2022. Se aprovar a tecnologia, a Lante Optics terá que fabricar mais de 100 milhões de lentes para gigante de Cupertino. Caso a Apple aprove as lentes, essa será a segunda grande mudança na câmera dos iPhones em dois anos (se comprovar a nova lente principal de 48 MP no iPhone 14).

Na parte da tela do iPhone 15, há indicativos de que a Gigante de Cupertino vem negociando com a BOE Displays para fornecer os displays dos futuros iPhone 15 Pro. Atualmente a BOE já fornece telas OLED para serem equipadas em modelos ‘base’ da série iPhone 13, mas a empresa está querendo evoluir e começar a equipar seus painéis em modelos iPhone Pro. Para isso ela está melhorando o seu processo de fabricação, visando fornecer displays para equipar os modelos iPhone 15 Pro. A fabricante chinesa espera atender a capacidade de fornecimento dos displays LTPO OLED para atender a demanda da Apple. A empresa californiana espera encontrar na BOE uma saída da sua dependência da Samsung Display. Atualmente, a fabricante chinesa vendeu entre 15 a 16 milhões de unidades dos seus displays à Apple, algo muito superior ao que ela havia previsto inicialmente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Phone Arena
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.