Após o rumor que a Apple e Samsung dividirão uma nova tecnologia para câmeras e sensores sob a tela, foi a vez de Ross Young, renomado analista do segmento de displays, dar os seus dois centavos sobre o assunto. Segundo Young, a Apple só lançará essa tecnologia em 2024, no iPhone 16.
Apple implantará câmera de selfie sob display no iPhone 15 Pro
Fabricante conseguirá manter os sensores do FaceID no novo formato
Apple focada no punch hole + pílula
Obviamente, rumores são rumores, mesmo que as fontes sejam confiáveis eles ainda precisam ser lidos com "grão de sal". A informação da câmera sob display veio do TheElec, um site sul-coreano que regularmente divulga informações sobre o mercado de tecnologia do seu país. O site costuma publicar notícias sobre a Samsung e LG, inclusive publicou que a LG está ampliando suas fábricas de displays OLED para atender a demanda da Apple.
Já Ross Young é fundador da DCC, empresa de consultoria no ramo de telas. Sempre muito vocal, crível nos seus palpites e com 25 anos de experiência no segmento. Young reafirma que não espera a Apple lançando essa tecnologia antes de 2024. Entretanto, ele diz que a Gigante de Cupertino precisa iniciar o desenvolvimento e testar as amostras da tecnologia por agora.
Por mais seja que um baita salto a Apple sair do futuro design de tela com furo punch e pílula de um ano para o outro, faz mais sentido que ela mantenha esse design até ter certeza que a nova tecnologia corresponda o seu padrão de qualidade. A Gigante de Cupertino só lançará o iPhone sem notch (com o punch-hole + pílula) neste ano, enquanto aguarda a reação do mercado e mais evoluções tecnológicas para lançar o seu smartphone dóbravel. Então a especulação de Young acaba sendo mais lógica, mas, conforme já dito, rumores são rumores.
A nova tecnologia para lentes sob display especulada para o Z Fold 3 e iPhone
Segundo o site sul-coreano TheElec, a Samsung Display e OTI Lumionics, empresa canadense do segmento OLED, estão desenvolvendo uma nova geração de câmera sob display para o Galaxy Z Fold 5 e iPhone 15 Pro. Pela tradição dos lançamentos das duas empresas, o Z Fold 5 será o primeiro a usar essa tecnologia, com sua chegada em agosto de 2023; na sequência, em setembro, é a vez do smartphone da Apple ser apresentado com a mesma tecnologia.
Essa nova tecnologia permite, segundo o TheElec, que "janelas transparentes microscópicas" sejam abertas nas camadas dos pixels do OLED. Assim, o espaço transparente permite que a Apple instale os sensores do FaceID sob a tela, capturando dois coelhos em uma cajadada só: o espaço para os sensores e uma tela totalmente limpa para os usuários. Ao ativar o FaceID, os sensores "abrirão" um notch na tela. Após a identificação, ele se fecha a tela fica totalmente "livre de obstáculos".
iPhone 15 Pro com zoom 5x e telas da BOE
Segundo o analista Jeff Pu, a fabricante de Cupertino iniciou os testes de uma lente periscópica para o iPhone 15 Pro. De acordo com Pu, a Apple está testando a câmera, que terá um zoom óptico de 5x, com componentes da chinesa Lante Optics. A lente do tipo periscópio tem esse nome inspirado nos periscópios dos submarinos, já que o princípio de captação da imagem é mesmo. Assim como na ferramenta dos submarinos, a lente periscópica capta a imagem através de um espelho posicionado à 45 graus. A luz é refletida por esse espelho, passa pelas lentes internas responsáveis pelo zoom óptico e finalmente "atinge o sensor". Esse tipo de lente permite manter a qualidade aumentar a imagem, ao contrário do zoom digital.
Jeff Pu disse ainda que a Apple decidirá sobre o uso das lentes no iPhone 15 Pro até maio de 2022. Se aprovar a tecnologia, a Lante Optics terá que fabricar mais de 100 milhões de lentes para gigante de Cupertino. Caso a Apple aprove as lentes, essa será a segunda grande mudança na câmera dos iPhones em dois anos (se comprovar a nova lente principal de 48 MP no iPhone 14).
Na parte da tela do iPhone 15, há indicativos de que a Gigante de Cupertino vem negociando com a BOE Displays para fornecer os displays dos futuros iPhone 15 Pro. Atualmente a BOE já fornece telas OLED para serem equipadas em modelos ‘base’ da série iPhone 13, mas a empresa está querendo evoluir e começar a equipar seus painéis em modelos iPhone Pro. Para isso ela está melhorando o seu processo de fabricação, visando fornecer displays para equipar os modelos iPhone 15 Pro. A fabricante chinesa espera atender a capacidade de fornecimento dos displays LTPO OLED para atender a demanda da Apple. A empresa californiana espera encontrar na BOE uma saída da sua dependência da Samsung Display. Atualmente, a fabricante chinesa vendeu entre 15 a 16 milhões de unidades dos seus displays à Apple, algo muito superior ao que ela havia previsto inicialmente.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Phone Arena