Cientistas acreditam que existe um universo espelho em que o tempo corre ao contrário
Créditos: Denis Rozhnovsky/Adobe

Nova teoria possibilita alternativas a teoria do Big Bang

Sabemos que o universo é repleto de mistérios e que muitos deles são vistos como indecifráveis, porém, a ciência segue tentando nos fornecer algumas respostas, e isso nos leva a um novo estudo que sugere que o universo tenha um hipotético universo espelho, como se fosse somente um dos lados de uma moeda, onde o tempo se move para trás.

Mas para que essa teoria pudesse ser concebida, durante o estudo, os pesquisadores se concentraram em três simetrias muito importantes que são encontradas na natureza, são elas: cargas, paridade e o tempo.

09/09/2020 às 15:30

Pesquisadores capturam a primeira foto digital do mundo com 3...

Imagem foi capturada usando uma matriz de 189 sensores

Nesse ponto a carga é quem determina que se invertermos a carga de uma partícula envolvida em uma interação para o seu oposto, ela obterá exatamente a mesma interação. Enquanto a paridade determina que, se olharmos para a imagem espelhada de uma interação, veremos o mesmo resultado no reflexo. Já o tempo determina que mesmo que realizemos uma interação para trás, isso faria com ela se pareça com a mesma.

Essa ideia aplicada é conhecida como teorema CPT, onde se compreende que o principio dos sistemas físicos são invariantes para as transformações que os envolvem. Inclusive o, Livescience, observou que a maioria das interações físicas tendem a obedecer essas tipometrias na maioria das vezes, e mesmo que algumas violações possam ocorrer, ainda sim são tidas como excepcionais. Segundo os cientistas, ainda não foram identificadas nenhuma iteração que ignore as três simetrias ao mesmo tempo.

O anti-universo e a matéria escura

Os pesquisadores também afirmam que essa simetria não se limita somente as ações que ocorrem em nosso universo, e que também poderia ser aplicada a totalidade do cosmos. E é aqui que tudo fica ainda mais interessantes, pois segundo os cientistas, não devemos ver nosso universo como um quadro geral, mas sim apenas uma parte dele.

Compreendendo que ele está condicionado a simetria aplicada, então este seria uma virada de carga e consequentemente teríamos um universo espelho, o anti-universo. Isso levando em consideração o equilíbrio do CPT e o tempo que seria contrário ao nosso, logo teríamos um universo espelho anterior ao Big Bang.

E como um universo que obedece ao CPT, segundo os cientistas, isso não só traria equilíbrio como também traria descobertas adicionais em torno da matéria escura. Outro fato curioso, é que um obedecendo a essas regras, o universo se expandiria de forma natural ao invés de depender de fatores externos. Isso nos permitiria explorar outras alternativas viáveis além da teoria do Big Bang, que é uma das teorias mais populares sobre o desenvolvimento inicial do universo.

Com essa teoria do universo espelho, os cientistas estão confiantes de que novas descobertas e muitas outras respostas possam ser anunciadas em um futuro.

Via: BGR Fonte: LiveScience

Diogo Batista

Um apaixonado por games, filmes de horror, livros e metal extremo. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.