O Telegram prometeu ao Supremo Tribunal Federal (STF) monitorar os cem maiores canais do mensageiro no Brasil. Esta é uma das sete medidas para combater a desinformação na plataforma.
O Telegram não informou a lista dos cem canais mais populares do Brasil. Apenas que eles representam 95% de todas as visualizações públicas do app no país. Ou seja, o monitoramento abrange a maior parte do conteúdo que circula pelo aplicativo.
Governo Federal alega "risco à segurança" e veta us...
Não foi a primeira vez que funcionários do governo tiverem o acesso vetado ao tentar acessar o aplica...
Segundo dados coletados pelo Poder360, o canal do presidente da república, Jair Bolsonaro é o mais popular do Brasil com 1,2 milhão de inscritos. Os filhos do presidente e também políticos, o senador Flávio Bolsonaro (105.673) e o vereador Carlos Bolsonaro (87.947), também contam com canais fortes, mas fora do top 10.
Outro destaque é o terceiro lugar para o Canal Espiadinha, especialista em reality show. Atualmente o canal cobre o Big Brother Brasil 22 e conta com 357 mil inscritos. Veja a lista:
- Jair M. Bolsonaro 1 - 1,2 milhão de inscritos
- Dicas do Telegram - 606 mil inscritos
- Canal Espiadinha - BBB22 - 357 mil inscritos
- Livros em PDF - 279 mil inscritos
- O Primo Rico - 274 mil inscritos
- GRUPO OFICIAL NATH ARCURI! - 270 mil inscritos
- Wendell Carvalho - 235 mil inscritos
- Erico Rocha - Galera Raiz - 232 mil inscritos
- Mahmoud Baydoun| Sexólogo - 214 mil inscritos
- PrimeFlix+ - 205 mil inscritos
O Poder 360 utilizou as plataformas tgstat, o Telemetr.io e o próprio Telegram para realizar o levantamento. Segundo o portal, pode algumas alterações podem acontecer por conta da movimentação dos canais.
Fora da lista dos cem maiores canais do Telegram estão dos outros pré-candidados a presidente da república. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem pouco mais de 51 mil inscritos. Já Ciro Gomes (PDT) tem 19 mil inscritos.
Outras medidas para combater a desinformação
No último domingo (20), o Telegram terminou de cumprir todas as solicitações do ministro do STF Alexandre de Moraes. Entre eles estão a adoção de sete medidas para combater a desinformação na plataforma. A lista é formada pelos seguintes pontos, que aparecem detalhados no documento protocolado:
- Monitoramento manual diário dos 100 canais mais populares do Brasil
- Acompanhamento manual diário de todas as principais mídias brasileiras
- Capacidade de marcar postagens específicas em canais como imprecisas
- Restrições de postagem pública para usuários banidos por espalhar desinformação
- Atualização dos Termos de Serviço
- Análise legal e de melhores práticas
- Promover informações verificadas
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Poder 360