Veja as novas regras do YouTube Brasil para as Eleições 2022
Créditos: Youtube/Reprodução

Veja as novas regras do YouTube Brasil para as Eleições 2022

Proposta da plataforma é combater a desinformação nas eleições brasileiras

O Youtube Brasil anunciou através do seu blog oficial as novas regras para as eleições de 2022. Segundo a plataforma, as atualizações de políticas visam a redução de disseminação de informações enganosas e a recomendação de fontes de conteúdos confiáveis sobre as eleições. 

Com a aproximação das eleições de 2022, o Youtube espera um aumento da busca por informações sobre candidatos e candidatas. Com isso em vista, a plataforma elaborou um conjunto de políticas e sistemas para aumentar a visibilidade de conteúdo confiável e reduzir a disseminação de informações enganosas. Abaixo você confere quais as novidades para as eleições de 2022.

Políticas Youtube para eleições de 2022

Para garantir que as eleições de 2022 corram da melhor forma, o Youtube Brasil estará estimulando a criação de conteúdo confiável, além de coibir o compartilhamento de produções que propaguem informações falsas, ou duvidosas.  A plataforma garante que as políticas se aplicam a todos os criadores de conteúdo, independente de opinião política.

Remoção de conteúdo que viole as políticas do Youtube.

Segundo o Youtube Brasil, serão removidos da plataforma conteúdos com as seguintes características:

  • Supressão de eleitores: Conteúdo que tenha o objetivo de enganar eleitores sobre a hora, local, meios e requisitos necessários para votar. Além de informações falsas que podem levar o cidadão a desistir de ir às urnas, incluindo alegações falsas de que urnas eletrônicas foram hackeadas na eleição presidencial de 2018. 
  • Qualificação de candidatos: Informações falsas sobre a inelegibilidade de candidatos, segundo os requisitos de elegibilidade estabelecidos pela legislação.
  • Incitar o público a interferir em processos democráticos: Conteúdo que incentive as pessoas a impedir ou atrapalhar quem está tentando votar.
  • Integridade das eleições: Informações falsas sobre as eleições presidenciais dos EUA em 2020,  eleições do ano passado na Alemanha e também das eleições presidenciais brasileiras de 2018.

Redução da disseminação de informações enganosas e recomendação de conteúdos de fontes confiáveis sobre eleições

De acordo com a plataforma, notícias e acontecimentos políticos estão suscetíveis à geração de desinformação. Para isso, a empresa está reformulando os resultados das pesquisas e nos painéis "assista a seguir". Garantindo que fontes confiáveis receberão maior destaque, os painéis de informações apresentaram maior contexto nas buscas e também de conteúdo.

o Youtube afirma que nas próximas semanas os painéis irão incluir a urna eletrônica brasileira, oferecendo aos usuários dados na parte superior dos resultados da pesquisa, ou abaixo dos vídeos relacionados à urna eletrônica, com links para informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os algoritmos também foram ajustados para diminuir a recomendação de vídeos que chegam perto de violar as diretrizes da comunidade, com a intenção de manter as visualizações para conteúdo duvidoso nos menores índices possíveis.

Recompensar campanhas, candidatos e criadores de conteúdo sobre política

A plataforma está com uma equipe de especialistas trabalhando com sites de notícias, criadores de conteúdo políticos e candidatos de todo o espectro político para otimizar sua presença no Youtube. Além disso, o Google já revelou suas políticas para veicular publicidade eleitoral no Google Ads e Display&Video 360. As informações sobre origem e valor financeiro dos anúncios serão incluídos em um Relatório de Transparência de Publicidade Política.

Apoio à cidadania e ao processo democrático

Para a empresa, é importante ter o compromisso de dar voz a opiniões e informações de todo o espectro político, com a intenção de promover um debate saudável, especialmente durante os momentos de participação popular no processo democrático. O trabalho do Youtube, com a aplicação das novas políticas, será desenvolvido antes, durante e após as eleições brasileiras de 2022.

Continua após a publicidade

Para maiores informações sobre as novas regras para as eleições de 2022 brasileiras, que serão aplicadas pela plataforma Youtube, acesse o conteúdo oficial divulgado no Blog do Youtube.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Youtube
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.