O que é e como funciona o míssil hipersônico disparado pela Rússia contra a Ucrânia
Créditos: atalayar.com

O que é e como funciona o míssil hipersônico disparado pela Rússia contra a Ucrânia

Este míssil alcança até 12.350 km/h, e tem um alcance de 2.000 km

Em mais uma frase da guerra na Ucrânia, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que utilizou um míssil hipersônico conhecido como "Kinzhal" - em russo, significa "Adaga". O alvo foi um depósito subterrâneo de combustíveis e armas das forças de resistência. Representantes russos, em Moscou, anunciaram na semana passada que o míssil seria utilizado na invasão.

A principal característica do armamento hipersônico é ser praticamente indetectável por radares convencionais. É muito difícil conseguir detectá-lo antes de atingir o seu alvo. A baixa altitude e a alta velocidade aliadas aumentam a eficiência deste míssil - que é considerado mais destrutivo do que um convencional. 

Outro ponto que torna ainda mais difícil se defender é a possibilidade de manobrá-lo para conseguir cumprir a sua missão. E como o nome sugere, a velocidade alcançada é, aproximadamente, de até 12.350 km/h (Mach 10) - com um alcance de 2000 km. Superando facilmente outros mísseis hipersônicos, que normalmente alcançam 6.100 km/h.

(Kh-47M2 Kinzhal / Créditos: military-today.com)

O único jeito eficiente de impedir que atinja o alvo é conseguir interceptá-lo durante o seu caminho, ou destruir os equipamentos responsáveis pelo lançamento antes que inicie o procedimento. O que não é uma tarefa simples, pois a partir do momento que estiver em movimento, dada da velocidade, seria mais fácil tentar se afastar ao máximo do ponto colisão - o que, por si só, também não seria uma tarefa simples, pois a sua força destrutiva causaria danos indiretos consideráveis.

Outra característica extremamente preocupante é que o Kinzhal pode ser usado para transportar uma ogiva nuclear. Com 8 metros de comprimento, é possível que seja conduzido por caças MiG-31K. Engana-se quem pensa que este é o ápice da tecnologia das forças russas. Vladimir Putin já confirmou que o país possui o míssil hipersônico Avangard, que supera em até vinte vezes a velocidade do som - por volta de 24.500 km/h.

05/03/2022 às 16:00
Notícia

Veja os drones antitanque que a Ucrânia acaba de receber

O drone Bayraktar TB2 está sendo um grande aliado das forças militares ucranianas

Continua após a publicidade

Segundo Dominika Kunertova (do Centro de Estudos de Segurança de Zurique), a Rússia não possui muitos mísseis desse nível, então hipotéticas utilizações seriam mais para se reafirmar perante os adversários do que para criar uma vantagem estratégica a longo prazo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: uol.com.br, military-today.com, atalayar.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.