Cientistas criam algoritmo capaz de traduzir os grunhidos de porcos
Créditos: animalDepositphotos

Cientistas criam algoritmo capaz de traduzir os grunhidos de porcos

Foram coletados mais de 7,414 sons de diferentes suínos

Os porcos são animais comprovadamente inteligentes, mas como qualquer outro animal, ainda existe a barreira da comunicação para compreendermos todos sinais emitidos pelos animais.

Foi pensando nessa barreira que um grupo de pesquisadores da University of Copenhagen relataram o desenvolvimento de um algoritmo, que é capaz de traduzir o estado emocional dos animais com base nos grunhidos que eles emitem. Com o estudo, os pesquisadores apontam que esse sistema poderia ser utilizado para monitorar as condições dos animais dentro de uma fazenda em tempo real.

"Com este estudo, demonstramos que os sons dos animais fornecem uma grande visão de suas emoções. Também provamos que um algoritmo pode ser usado para decodificar e entender as emoções dos porcos, o que é um passo importante para melhorar o bem-estar animal para a pecuária", diz a professora associada Elodie Briefer, do Departamento de Biologia da Universidade de Copenhague, que co-liderou o estudo.

Em um estudo anterior, havia sido estabelecido que chamadas de alta frequência, no caso os gritos, estavam associados a emoções negativas, enquanto os grunhidos de baixa frequência estavam associado a emoções positivas ou neutras. Mas, porcos domésticos apresentam uma grande variedade de expressões vocais, e isso os levaram a perceber que entre esses dois extremos haviam uma variedade de outros sons ainda não compreendidos.

15/02/2022 às 16:15
Notícia

Comitê alega que testes da Neuralink com chips no cérebro de ...

Neuralink nega acusações e afirma que durante as pesquisas o bem estar animal é prioridade

Para preencher essa lacuna, um novo estudo foi iniciado e para a sua realização foram reunidos 411animais, que ao longo de toda a pesquisa gerou o registro 7,414 sons de diferentes suínos. Durante o registro de cada som de porco houve o monitoramento cardíaco e observação do emocional do animal.

O resultado

Mesmo que a metodologia usada fosse diferente do estudo anterior, ainda assim, alguns dos achados validaram as observações do estudo anterior que ligava as chamadas de alta frequência com o estado emocionais negativos e os de baixa frequência com estados emocionais positivos.

Exceto por duas características particulares identificadas na duração e taxa de modulação de amplitude no som do animal. Por exemplo: Um porco poderia emitir um som de alta frequência, mas se este fosse curto e com pouca modulação, poderia indicar uma reação positiva e não uma negativa como no estudo anterior.

"Há diferenças claras nas chamadas de suínos quando olhamos para situações positivas e negativas", explicou Elodie Briefer, autora do estudo da Universidade de Copenhague. "Nas situações positivas, as chamadas são muito mais curtas, com pequenas flutuações na amplitude. Grunhidos, mais especificamente, começam altos e gradualmente diminuem em frequência."

Continua após a publicidade

Os dados coletados permitiram que os pesquisadores usassem de uma rede neural para desenvolver esse algoritmo que pudesse traduzir cada uma dessas características emocionais dos sons. Com base nesse estudo de prova de conceito, eles agora podem afirmar que essa a repetição inicial do algoritmo é capaz de traduzir corretamente as emoções dos porcos com uma taxa de precisão de 92%.

Segundo os pesquisadores, um aplicativo ainda poderia ser desenvolvido para o uso, mas Briefer ainda frisa que hipoteticamente o estudo analítico poderia ser aplicado a outros tipos de mamífero, sugerindo uma forma de tradutor de emoções dos animais.

"Treinamos o algoritmo para decodificar grunhidos de porco", disse Briefer. "Agora, precisamos de alguém que queira desenvolver o algoritmo em um aplicativo que os agricultores possam usar para melhorar o bem-estar de seus animais."

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: New Atlas Fonte: Scientific Reports.
User img

Diogo Batista

Um apaixonado por games, filmes de horror, livros e metal extremo. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.