Exclua imediatamente: novos apps maliciosos são identificados na Play Store
Créditos: Divulgação | Google

Exclua imediatamente: novos apps maliciosos são identificados na Play Store

Confira os cuidados necessários para preservar a segurança do seu celular

Com a crescente popularização dos smartphones, algumas tarefas que importantes, como efetuar transações bancárias, são concretizadas por meio dos nossos celulares. Contudo, apesar da praticidade inegável, alguns cuidados devem ser tomados para preservar a sua segurança digital. Os serviços de distribuição oficias, em teoria, deveriam cuidar dos seus usuários, mas erros acontecem - e, nessas situações, aplicativos fraudados podem causar um estrago considerável. Para quem utiliza o ecossistema Android, alguns apps perigosos foram detectados há pouco tempo

Entre os problemas que esses softwares podem causar, suas informações pessoais e financeiras podem estar em risco. A situação foi descoberta pela plataforma Dr.Web. Os itens de fontes duvidosas se beneficiam de diversas ferramentas que facilitam o processo para enganar usuários desatentos - ou que confiam demais na segurança da loja do sistema operacional. As funcionalidades prometidas podem ser as mais variadas possíveis, e este ponto é difícil conseguir antecipar com clareza qual seria a estratégia adotada pelos fraudadores.

(Créditos: drweb.com)

Já algumas supostas vantagens são mais fáceis de observar, pois podem prometer facilidades por meio de investimentos online, ou mesmo prometem gerenciar suas criptomoedas. Após terminar o download e se registrar no sistema, o indivíduo pode ser incentivado a investir quantias variáveis de dinheiro, e é aí que o problema sério começará, pois esses apps não irão desempenhar as funções prometidas, e malwares serão instalados no seu dispositivo, colocando em risco não apenas os dados inseridos naquele programa, mas também tudo o que estiver instalado no seu armazenamento interno.

Confira alguns nomes que devem ser evitados. Denunciar para a plataforma é uma medida igualmente necessária para evitar que mais pessoas sejam prejudicadas:

Adorn Photo Pro;

Gazprom Invest;

Continua após a publicidade

Launcher iOS 15;

Gaz Investor;

Invest Gaz Incomes;

TOH;

Up Your Mobile;

Power Photo Studio;

Morph Faces;

Chain Reaction.

Outro grande perigo ressaltado está em programas que prometem acrescentar e/ou modificar funções do WhatsApp. Trata-se de um dos mensageiros mais famosos do mundo, então é esperado que golpistas utilizem essa ferramenta para alcançar o maior número de vítimas possível. Nesses casos, trojans são alojados nos celulares afetados. Alguns nomes conhecidos que propagam essa prática são: GBWhatsApp, WhatsApp Plus e OBWhatsApp.

14/03/2022 às 15:56
Notícia

Arquivos do Microsoft Office novamente envolvidos em campanha...

Malware foi encontrado pela primeira vez em 2014

Continua após a publicidade

Quando um celular estiver infectado, algumas notificações dos próprios aplicativos oficiais da plataforma podem ser usadas para capturar os dados ali armazenados com o auxílio de APK's presentes durante o procedimento descrito anteriormente. Sendo assim, caso não queira instalar antivírus especializados em aparelhos mobile, é recomendado ter cuidado com os os programas instalados no seu equipamento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: tecnologia.ig.com.br, editalconcursosbrasil.com.br, drweb.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.