Brasil é o terceiro país que mais ouve podcast no mundo
Créditos: pixabay.com / Publicado por "PIX1861"

Brasil é o terceiro país que mais ouve podcast no mundo

Confira as atrações mais consumidas pelos usuários

Quem consome conteúdos disponibilizados por influenciadores digitais com certeza já deve ter se deparado com a versão de Podcast em vídeo. Anteriormente restrito apenas ao áudio, nos últimos anos esse formato de entrevistas descontraídas tomou conta do Brasil e do mundo.

Independentemente da sua preferência, é provável que você encontre apresentadores que te agradem e que abordem temas variados, mantendo o interesse em acompanhar várias horas de conversas sobre assuntos que podem variar radicalmente, mesmo quando apenas uma pessoa é convidada. Apenas no Brasil, os canais de podcasts contam com mais de 30 milhões de ouvintes, sendo o terceiro país do mundo que mais consome este formado, perdendo o seu posto apenas para a Irlanda e Suécia, de acordo com os dados obtidos nesta pesquisa:


(Créditos: Statista / CupomValido.com.br / IBOPE /  exame.com)

Entre as plataformas escolhidas para consumir as atrações, temos o Spotify em primeiro (25%), Apple Podcasts em segundo (20%) e o Google Podcasts em terceiro (16%). Quando o assunto é o programa mais famoso do mundo deste segmento, The Joe Rogan Experience continua o líder isolado, apesar das polêmicas. O formato utilizado por Joe Rogan serviu de inspiração para muitas adaptações brasileiras, então, a sua influência excede a ótima colocação nesta pesquisa.

E no Brasil?

Por aqui, apesar de várias polêmicas recentes envolvendo alguns apresentadores (algo que não é novidade em outros países), o TOP 5 está organizado desta forma:

Continua após a publicidade

(Créditos: Statista / CupomValido.com.br / IBOPE /  exame.com)

Horóscopo Hoje, Mano a Mano e Flow Podcast ocupam as três primeiras colocações. Logo após, temos Primoscast e Café da Manhã, na quarta e quinta colocação, respectivamente. Falando agora sobre os formatos que o público gosta, as entrevistas estão isoladas em primeiro lugar, com 55% dos votos. Logo após, temos narrativa de histórias reais e mesa redonda. Indo para os gêneros estimados, no topo da lista temos Sociedade & Cultura, seguido de Educação e Estilo de Vida.

Assim como foi mencionado no início da matéria, opções não faltam. Muitos criadores de conteúdo tentaram e tentam fazer o formato funcionar para diversos nichos, com interesses distintos e com idades variadas. Uma outra curiosidade é que muitas pessoas consomem essas atrações enquanto estão fazendo outras tarefas. Então, esse pode ser o segredo para manter os espectadores engajados por horas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: exame.com, Cupom Válido
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.