Mozilla Firefox terá suporte a vídeos no formato AV1
Créditos: Divulgação | Mozilla

Mozilla Firefox terá suporte a vídeos no formato AV1

É necessário possuir alguns hardwares específicos para aproveitar a tecnologia

É oficial: o Mozilla Firefox oferecerá suporte ao codec de vídeo AV1 acelerado por hardware. É esperada essa implementação já na próxima versão do popular navegador, que é concorrente direto de outros grandes nomes, como o Google Chrome. A aguardada versão 100, que está programada para ser lançada no dia 3 de maio, contará com este decodificador que já estava presente em alguns outros browsers há tempos.

Quem quiser saber quais serão os benefícios na prática, colocando de uma maneira simplificada, vídeos com o codec AV1 são uma opção para o H.265 e H.264/AVC, sendo até 50% superior quando o assunto é eficiência de compactação, apresentando resultados sem perdas perceptíveis na qualidade de imagem. Os donos de notebooks ou outros dispositivos portáteis, que dependem do uso de bateria, receberão uma vantagem adicional, pois esta opção consome menos energia do sistema quando comparado com outros codecs que servem como concorrentes diretos.

(Créditos: Adrenaline / Mundo Conectado / AOM / androidpctv.com)

E para pessoas que precisam controlar o gasto da franquia de internet, esta alternativa conta com uma característica muito importante: os vídeos apresentam um tamanho menor quando codificados. Entre grandes nomes da indústria que já adotaram esta tecnologia, ressaltamos a Twitch, Amazon Prime Video, YouTube e até a Netflix. Com relação aos sistemas operacionais compatíveis, temos o Windows 10 e 11, desde que equipados com processadores Intel que disponibilizem a placa de vídeo integrada Iris Xe, ou GPUs da Linha Nvidia RTX 30 e Radeon RX 6000. Isso, por si só, já limita consideravelmente o codec, pois esses hardwares, por vários motivos, não são fáceis de encontrar - e muito menos acessíveis.

17/02/2022 às 16:32
Notícia

Chrome e Firefox poderão "quebrar" sites nas suas p...

Ambos os browsers irão atingir a versão 100 e isso pode ocasionar bugs durante conexão entre navegado...

Um outro obstáculo para a adoção do AV1 é que, até então, apesar de grandes nomes já estarem implementando a tecnologia, boa parte dos sites oferecem vídeos codificados usando outras opções. Mesmo com essas restrições, a compatibilidade adicionada não deixa de ser uma boa notícia, e será bem-vinda pelos usuários que estejam dentro de um ecossistema compatível.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: androidpctv.com, yookely.com, arstechnica.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.