Segurança: mais de 78 mil sites maliciosos foram identificados no início do ano
Créditos: Divulgação/ESET

Segurança: mais de 78 mil sites maliciosos foram identificados no início do ano

Estudo realizado pela PSafe analisou site entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro

Um levantamento realizado pelo dfndr enterprise, solução de cibersegurança da PSafe, entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro de 2022, identificou mais de 78 mil sites maliciosos no Brasil. Os principais temas utilizados pelos cibercriminosos foram phishing genérico (43%) e falsa premiação (41%).

14/03/2022 às 15:56
Notícia

Arquivos do Microsoft Office novamente envolvidos em campanha...

Malware foi encontrado pela primeira vez em 2014

Explicação da análise

A análise foi baseada na Inteligência Artificial do sistema do dfndr enterprise, que possibilita a identificação e o bloqueio de ameaças em frações de segundos. “Para identificar que essas URLs são falsas, temos uma vasta base de dados utilizada no treinamento da I.A. para que ela identifique qualquer tipo de conteúdo malicioso. Por isso, conseguimos processar tantas informações em milésimos de segundos. Se não utilizássemos I.A. para essa avaliação, seria impossível chegar a esse resultado preciso em tão pouco tempo”, explica Marco DeMello, CEO da PSafe.

Os sites falsos são majoritariamente utilizados para aplicarem golpes de phishing, que são golpes virtuais em que os cibercriminosos criam uma página que se passa por sites oficiais de empresas ou pessoas famosas com o objetivo de atrair vítimas para retirar informações confidenciais, como nome, CPF, dados de contas bancárias e-mail ou senhas.

“O phishing costuma ser um meio bastante utilizado pelos cibercriminosos para aplicarem golpes virtuais de estelionato, tanto que somente nos dois primeiros meses deste ano já bloqueamos mais de 4.2 milhões de golpes virtuais de estelionato e 3.7 milhões destes bloqueios foram de phishing”, diz Marco DeMello.


Créditos: Divulgação/PSafe.

Eles podem chegar com diversos temas: falsas promoções, brindes, falsa atualização ou falsa vaga de emprego. Para empresas, esses golpes são especialmente perigosos porque podem ser a porta de entrada do cibercriminoso no sistema da empresa. Como consequência, a empresa pode sofrer diversos tipos de ataques, como o ransomware, e ter seus dados vazados e negociados na Deep Web. Sendo assim, além da paralisação das operações, que pode levar dias para voltar à normalidade e pagamento de resgate, o ataque pode gerar ainda sanções da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como a multa que pode chegar a R$ 50 milhões.

Para pessoas físicas, os prejuízos vão desde acesso indevido ao e-mail, redes sociais, até perdas financeiras como acesso a um aplicativo de banco ou utilização do cartão de crédito, uma vez que os sites também podem ser utilizados para se passarem por e-commerce de varejo, conseguindo todas as informações de um cartão de crédito.

 

Dicas de segurança 

09/03/2022 às 09:00
Notícia

Google anuncia intenção de compra da Mandiant por US$5,4 bi

A aquisição da empresa de cibersegurança deve se tornar o segundo maior acordo de todos os tempos

Continua após a publicidade
  • Tenha sempre uma solução de segurança instalada em seu dispositivo
  • Evite clicar em links de fontes desconhecidas, especialmente os que forem compartilhados via aplicativos de troca de mensagem e redes sociais;
  • Crie o hábito de duvidar das informações compartilhadas na internet e nunca informe dados sensíveis em links de procedência duvidosa;
  • Procure sempre confirmar a veracidade das informações nas páginas e sites oficiais das empresas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.