OneWeb anuncia parceria com a SpaceX para lançar seus satélites de internet
Créditos: Divulgação/SpaceX

OneWeb anuncia parceria com a SpaceX para lançar seus satélites de internet

Empresa britânica vai com a concorrência após problemas com agência espacial russa

OneWeb, empresa britânica de internet via satélite, anunciou que utilizará a infraestrutura da SpaceX para enviar os seus satélites para o espaço. A empresa recorreu para a rival, proprietária da internet via satélite Starlink, após a Roscosmos, Agência Espacial Russa, criar uma série de exigências para manter o contrato de envio dos equipamentos da OneWeb.

28/04/2021 às 08:30
Notícia

SpaceX receberá permissão de por 4.000 satélites da Starlink ...

Concorrentes avisam que isso pode aumentar o risco de colisões

Roscosmos exigiu saída de governo britânico

OneWeb tem como um de seus investidores o governo do Reino Unido. Como forma de se vingar das sanções aplicadas pelos britânicos, a Roscosmos exigiu que o governo vendesse a sua parte de ações da OneWeb e também garantisse que os satélites não seria usados com objetivos militares. O Reino Unido faz parte do grupo de investidores que injetou 1 bilhão de dólares na companhia. Antes do anúncio da parceria com a SpaceX, a OneWeb havia suspendido todos os futuros lançamentos com a Roscosmos.

Além da OneWeb, a Agência Espacial Europeia (ESA) também anunciou que suspenderia seus projetos com a Roscosmos. A ESA cancelou o lançamento da missão ExoMars, que utilizaria os foguetes Soyuz. Com essa suspensão, novamente os planos europeus de enviar seu próprio rover para Marte foram atrasados.


Créditos: Divulgação/OneWeb.

Starlink no Brasil

 

O serviço de internet via satélite Starlink foi aprovado pela Anatel no Brasil em janeiro de 2022, o que garante sua atuação em nosso território nacional. Apesar de interessante, a notícia chamou mais atenção pelo preço do serviço do que pela novidade. O primeiro ponto é o seu preço mensal. Quem tiver interesse em manter o plano de internet da Starlink precisará desembolsar R$530 por mês só para manter a assinatura.

Além disso, há gastos adicionais para a instalação do serviço. Para funcionar é necessário ter um equipamento próprio que é vendido em um kit que chega a R$2670, conforme apontado no site oficial: https://www.starlink.com/.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Business Insider
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.