Snapdragon 8 Gen 2 terá foco em desempenho, mesmo sacrificando eficiência energética [RUMOR]
Créditos: Divulgação Qualcomm

Snapdragon 8 Gen 2 terá foco em desempenho, mesmo sacrificando eficiência energética [RUMOR]

Núcleos Cortex de nova geração poderá ser um problema para outros SoCs

Um dos principais problemas durante a criação de um chipset é conseguir equilibrar o alto desempenho com o seu consumo de energia, essa tarefa pode se tornar ainda mais difícil com os processadores de nova geração. Isso porque, segundo informações do leaker sul-coreano Meeco, os novos núcleos Cortex-X3 deverão apresentar um consumo bastante elevado de energia.

21/03/2022 às 10:38
Notícia

Veja lista completa de smartphones e tablets Samsung que rece...

Lista inclui modelos como o Galaxy S10 Lite, Galaxy Xcover 5, Galaxy Tab S6 Lite e Galaxy A03

Nos últimos anos é visível que a Arm está focando em aumentar ainda mais o desempenho dos seus núcleos, com o atual Cortex-X2 já possuindo um consumo considerado elevado. Agora esse novo vazamento aponta que a nova geração de SoCs deverá apresentar uma eficiência 10% menor que a geração atual em clocks acima de 3,0 GHz.

Atualmente os chipsets Qualcomm Snapdragon, MediaTek Dimensity e Samsung Exynos dependem dos núcleos Cortex, com alguns modelos, como o Exynos 2200, já enfrentando problemas de aquecimento. Caso esse rumor sobre o Cortex-X3 se confirme, SoCs como Snapdragon 8 Gen 2 e Exynos 2300 irão apresentar um desempenho superior aos seus antecessores, mas terão que lidar com um alto consumo energético e geração de calor.


Créditos: Reprodução / TechNave

Mesmo com a Arm focando seus novos núcleos para aumentar o poder de processamento, Meeco afirma que isso não trará uma melhoria expressiva para os SoCs equipados com o X3. Mas o desempenho deverá ser bastante melhorado em tarefas com inteligência artificial, onde o novo modelo deverá apresentar um aumento de 100%.

Essas informações compartilhadas pelo leaker tem como base as próximas gerações de processos da Samsung e TSMC, que são as fabricantes de semicondutores que atualmente dominam o mercado de smartphones Android.

20/03/2022 às 12:00
Notícia

Correios registra lucro histórico em 2021 e quer abrir market...

A audiência pública para discutir sobre a possível privatização da empresa acontecerá no dia 24 de março

Meeco ainda afirma que a Qualcomm está planejando se tornar menos dependente da Arm e investir cada vez mais no desenvolvimento de núcleos próprios, como ela fez para os SoCs Snapdragon 865. Entretanto, os planos da empresa ainda é utilizar modelos da Arm no próximo Snapdragon 8 Gen 2, com um novo núcleo próprio sendo lançado apenas em 2024.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TechNave
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.