Saiba como usar uma VPN pelo celular
Créditos: Pixabay/Reprodução

Saiba como usar uma VPN pelo celular

Serviço de criptografia pode auxiliar você a manter seus dados seguros

A grande rede mundial de computadores tem virado cada vez mais Terra de Ninguém. Ou melhor, só para alguns que sabem o que estão fazendo. As Big Techs e hackers espalhados pelo mundo afora utilizam nossos dados para faturar mais dinheiro ou outros fins questionáveis.

Um modo de tentar proteger  - ao menos um pouco - os nossos dados, é utilizando serviços de VPN, “Virtual Private Network” (Rede Privada Virtual, em tradução livre). Com eles é possível manter nossos dados a salvo através de criptografia em tempo real.

Como funciona a VPN e quais seus benefícios?

Uma VPN funciona como se fosse um filtro, transformando os dados que envia e recebe, sites que visita e todas as suas atividades online em um emaranhado de informações que outras pessoas não conseguem decifrar. Ela faz isso, ocultando seu endereço IP permitindo que a rede o redirecione por meio de um servidor remoto especialmente configurado executado por um host VPN.

Com o auxílio de um VPN, você terá a sua disposição:

  • Criptografia segura: oculta suas atividades e torna necessário ter uma chave de criptografia específica para acessar seus dados;
  • Disfarce de paradeiro: sua localização demográfica não será detectada, porque, geralmente, os servidores VPN são localizados em outros países e não repassam informações quanto ao seu paradeiro a terceiros;
  • Acesso a conteúdo regional: muitos sites tem bloqueio para determinadas regiões do mundo. Com a VPN, você pode “falsificar” a sua localização e ter acesso a esses conteúdos regionais;
  • Transferência segura de dados: geralmente utilizado com razões profissionais, a VPN oferece proteção criptografada para os dados que você tenha que transferir, seja porque você está atuando de forma remota ou por ser o protocolo da empresa para compartilhamento de seus dados.

Como usar VPN através do smartphone?

A maioria dos serviços de servidores VPN são pagos, mas é possível achar alguns que te deem acesso gratuito, como o ProtonVPN.

Abaixo você verá o passo a passo para utilizar esse aplicativo no seu celular. Importante pontuar que, como um serviço gratuito, ele pode não oferecer todas as opções de proteção que os serviços pagos.

  • Baixe o aplicativo na sua loja de aplicativos (Android ou iOS) e realize a instalação.
  • Crie uma conta gratuita e/ou realize o login;
  • Faça a escolha o plano grátis na tela onde aparecerão os planos da empresa;
  • Realize a seleção do país entre Estados Unidos, Japão e Países Baixos (que são os três países disponíveis no plano gratuito). Após fazer sua escolha, toque o ícone LIGAR;
  • O aplicativo pedirá acesso ao seu smartphone para realizar modificações. Permita o acesso tocando em PERMITIR.

Tudo certo! Agora é só aproveitar seu serviço VPN e conhecer melhor o aplicativo e suas funcionalidades.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Kaspersky
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.