Missão Espacial que iria a Marte e outros projetos espaciais com a Rússia são cancelados
Créditos: ESA/Reprodução

Missão Espacial que iria a Marte e outros projetos espaciais com a Rússia são cancelados

ExoMars iria enviar um rover para Marte em setembro

A Agência Espacial Europeia (ESA) revelou a suspensão da missão ExoMars, que seria realizada em parceria com a Rússia. O projeto espacial levaria um drone desenvolvido na Inglaterra com foguete e sistema de pouso russo até Marte, com lançamento programado para setembro. Atualmente, a ESA busca alternativas para o lançamento das novas missões.

13/03/2022 às 12:00
Notícia

O que aconteceria se a Rússia se desconectasse da internet?

Os impactos causados pelos conflitos entre Ucrânia e Rússia podem mudar a internet como conhecemos hoje

O motivo da suspensão é a presente invasão da Ucrânia, que está sendo realizada pelas tropas russas sob o comando de Vladmir  Putin. Em comunicado oficial a ESA declarou ser impossível manter a cooperação com a Roscosmos (Agência Espacial Russa), diante da atual situação.

O diretor da Roscosmos, Dmitri Rogozin afirmou através do Instagram que a decisão "É muito amarga para todos os entusiastas do espaço". Porém, ele também afirmou que, em poucos anos, a Rússia conseguiria realizar tal missão de forma independente.

Levará alguns anos (.....) mas seremos capazes de realizar esta missão de pesquisa sozinhos a partir do novo local de lançamento no Cosmódromo de Vostochny - Dmitri Rogozin

 

Missão comprometida

Os problemas para realizar a missão não esbarram somente nos problemas de encontrar novos parceiros. O rover da ESA, batizado de Rosalind Franklin, precisa de uma janela de tempo específica para realizar a decolagem e pouso em Marte. Caso não lance em setembro, a próxima janela só acontecerá daqui a dois anos. A ESA afirma que existe a possibilidade de uma cooperação com a Agência Espacial Americana (NASA), mas não há garantia que a parceria será firmada.

Além da missão ExoMars, a ESA também cancelou todas as missões que seriam realizadas com o lançador russo Proton. Incluindo o lançamento de dois satélites para a constelação de navegação europeia Galileo, a missão Euclid e uma missão de observação da Terra EarthCARE, desenvolvida em conjunto com o Japão. Enquanto a invasão da Ucrânia continuar, parece que o governo Russo continuará tendo que enfrentar sanções, que vem acontecendo de todos os lados.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Guardian
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.