Fim da pandemia? São Paulo põe fim à obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados
Créditos: Noah/Unsplash

Fim da pandemia? São Paulo põe fim à obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados

Proteção segue obrigatória no transporte público e nas unidades de saúde, como hospitais e consultórios

Depois de retirar oficialmente a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos, o Governo de São Paulo agora tomou a mesma medida para locais fechados. O decreto assinado pelo governador João Doria, do PSDB, já está valendo para o estado.

16/03/2022 às 08:00
Notícia

iPhone: nova atualização do iOS permite desbloquear celular v...

Confira como ativar essa melhoria disponível a partir do iPhone 12

Apesar da flexibilização publicada no Diário oficial, o uso de máscaras segue sendo obrigatório em hospitais, postos de saúde e todos os lugares destinados à prestação de serviços de saúde. Além disso, os usuários de transporte público também devem continuar utilizando a proteção. 

Em resumo, os locais que continuam com o uso obrigatório de máscaras são: hospitais, consultórios, postos de saúde, táxis, veículos de aplicativo, ônibus, metrô, trens, ônibus rodoviário e seus respectivos locais de acesso. Vale lembrar que o uso obrigatório da proteção no transporte público e em outros lugares fechados na capital começou em maio de 2020.

Além de ambientes abertos como ruas, parques e praças, o uso opcional agora vale para escolas, escritórios, academias, shoppings e lojas.

Análises do Comitê Científico 

De acordo com João Doria, a flexibilização ocorreu após análises realizadas pelo Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo.

“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público.”, revelou Doria.

O Governo de São Paulo emitiu um comunicado dizendo: "A decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada."

A analise considerou resultados 14 dias após o feriado de Carnaval, onde uma melhora dos epidemiológicos foi constatada, indicando a queda na transmissão da Sars-Cov 2 no Estado de São Paulo.

Continua após a publicidade

De acordo com as informações pela sexta semana seguida, foram registradas quedas de internações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Twitter, Governo de São Paulo
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.