Depois de retirar oficialmente a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos, o Governo de São Paulo agora tomou a mesma medida para locais fechados. O decreto assinado pelo governador João Doria, do PSDB, já está valendo para o estado.
iPhone: nova atualização do iOS permite desbloquear celular v...
Confira como ativar essa melhoria disponível a partir do iPhone 12
Apesar da flexibilização publicada no Diário oficial, o uso de máscaras segue sendo obrigatório em hospitais, postos de saúde e todos os lugares destinados à prestação de serviços de saúde. Além disso, os usuários de transporte público também devem continuar utilizando a proteção.
Em resumo, os locais que continuam com o uso obrigatório de máscaras são: hospitais, consultórios, postos de saúde, táxis, veículos de aplicativo, ônibus, metrô, trens, ônibus rodoviário e seus respectivos locais de acesso. Vale lembrar que o uso obrigatório da proteção no transporte público e em outros lugares fechados na capital começou em maio de 2020.
Além de ambientes abertos como ruas, parques e praças, o uso opcional agora vale para escolas, escritórios, academias, shoppings e lojas.
Análises do Comitê Científico
De acordo com João Doria, a flexibilização ocorreu após análises realizadas pelo Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo.
“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público.”, revelou Doria.
O Governo de São Paulo emitiu um comunicado dizendo: "A decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada."
A analise considerou resultados 14 dias após o feriado de Carnaval, onde uma melhora dos epidemiológicos foi constatada, indicando a queda na transmissão da Sars-Cov 2 no Estado de São Paulo.
De acordo com as informações pela sexta semana seguida, foram registradas quedas de internações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Twitter, Governo de São Paulo