NASA inicia preparativos para levar novo megafoguete à Lua
Créditos: Nasa/Reprodução

NASA inicia preparativos para levar novo megafoguete à Lua

Foguete SLS deixou centro de montagem e agência espacial finaliza planos para inicio da missão Artemis 1

O megafoguete espacial da NASA deixou nesta sexta-feira (18) o prédio de montagem no Centro Espacial Kennedy, na Florida, em direção ao complexo de lançamento 39B. O foguete SLS está realizando uma viagem de 11 horas, até chegar ao local onde será estão planejados os testes de lançamento. De acordo com a NASA esse é o primeiro passo para o início da missão Artemis 1, planejada para maio.

Custo estratosférico

O megafoguete SLS carrega na sua ponta cápsula Orion, que irá viajar até o lado escuro da Lua durante a missão Artemis 1. Com 98 metros de altura, o SLS possui uma força de impulso de 39,1 meganewtons, o que o torna o foguete mais potente do mundo. Tanta força também é acompanhada de um preço nada amigável. A fatura estipulada para cada um dos lançamentos programados do foguete - São 3 missões Artemis programadas - é de US$ 4,1 bilhões.

Ao chegar na plataforma de lançamento 39B, os engenheiros irão realizar uma série de testes por duas semanas. No dia 3 de abril, a equipe do SLS irá colocar três milhões de litros de combustível criogênico no foguete e irá realizar um teste de pré-lançamento, sem ligar os motores.

Depois, todo o combustível será removido e um teste de "abortar missão" será também realizado, em condições seguras. Se tudo correr dentro do planejado, em maio a NASA irá lançar a missão Artemis 1.

Missão Artemis irá levar a humanidade de volta à Lua

A missão Artemis 1, programada para acontecer em maio de 2022 é uma missão não tripulada, que irá levar a capsula Orion até o lado escuro da Lua, implantando 10 satélites para coleta de informações do espaço no caminho. Além disso, a missão não tripulada também estará levando o nome pessoas ao redor do mundo para dar uma volta no espaço. Para saber como enviar seu nome à Lua, clique aqui.

A missão Artemis 1 faz parte de um projeto que prevê o retorno da humanidade até a Lua. A Missão Artemis 2, programada para 2024, fará o primeiro voo tripulado com o foguete, mas somente em 2025 que o retorno à Lua deve acontecer novamente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Folha
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.