O Winamp foi um dos principais reprodutores de música da sua geração. Em um período que a internet como conhecemos hoje estava em desenvolvimento, o aplicativo foi lançado em 1997, e ficou por mais de 10 anos como uma das escolhas mais populares para quem quisesse ouvir as suas músicas no computador. Recentemente, foi informado que a capa original do software, do seu ano de fundação, e outras 20 artes baseadas nessa skin, poderão ser adquiridas por colecionadores interessados no modelo de token não-fungível (NFT).
(Créditos: winamp.com
O leilão acontecerá no OpenSea, nos dias 16 e 22 de maio, e será aberto para todos que chegarem primeiro e tiverem o dinheiro necessário. Os lucros serão repassados para projetos que apoiam ações sociais aos músicos e instituições de caridade, de acordo com a Fundação Winamp. Serão 19 NFTs, com 100 cópias cada - e um ainda mais raro, com 97 cópias. O preço será de 0,08 Ethereum (ETH), ou algo em torno de R$ 1133,43. Se o comprador decidir revender o produto adquirido, 80% ficará para o proprietário, 10% será encaminhado para o Winamp (e repassado para caridade), e 10% irá para o artista que possuir royalties.
Zuckerberg afirma que NFTs no Instagram chegarão em breve
Declaração foi dada no evento South by Southwest (SXSW)
Todos os itens adquiridos por meio desta oportunidade serão cunhados na blockchain Ethereum, e serão armazenados na carteira virtual do comprador. Os artistas que colaborarem com esta iniciativa terão a oportunidade de serem escolhidos, e as suas criações poderão ser revendidas; contudo, a propriedade intelectual será do Winamp. O CEO da empresa, Alexandre Saboundjian, afirmou em um comunicado:
Apoiar a música e os músicos também é o motivo pelo qual o trabalho da Fundação Winamp é muito importante
A associação sem fins lucrativos, MusicFund, foi a primeira escolhida para iniciar o projeto. Entre as suas contribuições, ressaltamos a coleta de instrumentos musicais para conserto. Logo após essa recuperação, doam para escolas de música em locais que precisam de apoio. As suas principais áreas de atuação são em países em desenvolvimento e em algumas regiões da Europa.
O Winamp não é o mesmo que muitos conheceram há mais de 20 anos
Mesmo com a proposta louvável e que as vendas sejam baseadas na nostalgia que muitos sentem da versão de 1997, o Winamp de hoje não é o mesmo daquele período. Na ocasião, foi desenvolvido por Dmitry Boldyrev e Justin Franke (há 25 anos). A empresa se chamava Nullsoft, e foi vendida para o America Online (AOL) em 99. A popularidade não demorou para chegar, pois criaram o reprodutor em um período conhecido como o auge das músicas compartilhadas pela internet - com o advento dos arquivos de áudio em MP3.
Em 2013, a AOL decidiu encerrar o suporte, pois passou por um período conturbado, e o auge do aplicativo já havia passado há algum tempo. Contudo, o que parecia um fim definitivo acabou se transformando em um ciclo de recomeço. No início de 2014, a Radionomy (uma empresa belga) comprou a Nullsoft. Com isso, também obteve os direitos do SHOUTCast e do Winamp.
Recentemente, após vários anos, um relançamento está sendo estruturado, e terá uma versão mobile, com ênfase em podcasts, estações de rádio, streaming e reprodução de MP3. Projetos beneficentes, como este, fazem parte da nova abordagem da companhia.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: winamp.com, canaltech.com.br, theverge.com, pt.wikipedia.org