Petrobras desenvolve robô para inspeções submarinas
Créditos: Divulgação/Petrobras

Petrobras desenvolve robô para inspeções submarinas

Empresa agora aguarda licenciamento da tecnologia

A Petrobras iniciou o processo de licenciamento do robô AURI, Autonomous Underwater Riser Inspection, uma tecnologia patenteada e desenvolvida pela Petrobras em parceria com a PUC-Rio. Equipado com câmeras de alta resolução e operado remotamente, o AURI é capaz de identificar, com alta precisão, necessidades de manutenção nos dutos flexíveis que transportam o petróleo das instalações submarinas às plataformas de produção. Com isso, ele amplia a segurança e eficiência das operações, além de reduzir custos operacionais.

10/03/2022 às 14:25
Notícia

Gasolina mais cara? Petrobrás anuncia aumento de 18% na gasol...

Gás de cozinha também será afetado pelo reajuste nos preços que acontecerão a partir da meia-noite

Testes com AURI alcançaram objetivos

Os testes foram realizados na plataforma P-43, na Bacia de Campos. A operação bem-sucedida comprovou a eficácia do novo robô, permitindo a implantação e o início do processo de licenciamento da tecnologia, que deve ser concluído até o fim do ano.  

“A Petrobras criou um amplo programa para aumento da segurança em operações de mergulho, denominado Programa Sinergia Diverless. Esse programa introduziu novas sistemáticas, metodologias e tecnologias para aumentar a segurança dos mergulhadores. Os resultados que temos obtido são um exemplo de como uma cultura de inovação e superação geram valor para o negócio, demonstrando que é possível produzir mais e com mais segurança”, explica João Henrique Rittershaussen, diretor de pesenvolvimento da produção.

Para ser utilizado, o robô é instalado na parte externa do duto flexível submarino com apoio de um ROV (sigla em inglês para Remote Operated Vehicle) e, a partir daí, executa parte das tarefas de inspeção e toda a limpeza, sendo operado, a partir da embarcação, por um profissional especializado. Outra vantagem é a capacidade de o robô portar ferramentas e girar 360 graus em volta do duto, mesmo que ele esteja bem próximo ao casco da plataforma, em local de difícil acesso. 

Atualmente, as ferramentas utilizadas para efetuar a limpeza dos dutos ficam acopladas aos ROVs durante toda a operação e, depois disso, o ROV ainda precisa ser usado para fazer a inspeção visual. No caso do AURI, o ROV é usado apenas para sua instalação e desinstalação no duto, ficando liberado para outras atividades no restante do tempo. O AURI ainda grava vídeos da região inspecionada para análise e arquivamento das imagens, o que permite a avaliação do duto pelas equipes que estão em terra. 

Segurança e eficiência

 

Continua após a publicidade

 

O robô AURI tem o potencial de evitar mais de 1.300 horas em operações de mergulho, contribuindo para a segurança dos profissionais. Ele foi desenvolvido a partir do desafio de automatizar a limpeza e inspeção visual de dutos flexíveis, inclusive em profundidades de água maiores que 30 metros, onde o tempo do mergulhador é reduzido. O AURI chega a até 50 metros sem limitação de horas e, comparativamente, apresenta um rendimento - redução do tempo de limpeza - maior que de outras ferramentas transportadas por ROV durante as atividades de limpeza e inspeção. Uma outra vantagem é que o AURI pode ser utilizado mesmo em condições meteorológicas adversas, que são um obstáculo para atividade dos mergulhadores.

O robô pode ser manipulado e instalado nos dutos flexíveis para realizar a limpeza em velocidade até 10 vezes maior do que é feita atualmente, com consequente redução de custos.  Com tantas vantagens, o robô já desperta o interesse de empresas prestadoras deste tipo de serviço. Elas aguardam o término do licenciamento - o processo de autorização para uso comercial - para ter acesso à tecnologia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.