A NASA publicou nesta quarta-feira, dia 16, que a fase de ajustes finos finalizada no dia 11 mostrou que as lentes do telescópio James Webb estão funcionando como esperando — e até acima do esperado. Essa operação de ajustes será realizada regularmente pela equipe responsável pelo telescópio.
NASA começa a estudar amostras da Lua coletadas na década de 70
O material foi colhido em 1972, mas só agora os cientistas possuem a tecnologia necessária para anali...
James Webb e constelação Ursa Maior
A fase de ajustes finos (a primeira realizada) terminou no dia 11 de março, último sexta-feira. Entretanto, só agora a NASA finalizou a análise do equipamento do James Webb. Além da funcionalidade das lentes e espelhos do telescópio, a agência espacial americana avaliou que não há nenhuma contaminação ou bloqueios no trajeto de luz até os instrumentos. O James Webb é o primeiro telescópio espacial a utilizar o sistema de espelhos segmentados para captura de imagens.
A NASA também aproveitou para publicar uma imagem retirada durante as análises do equipamento. A imagem da estrela 2MASS J17554042+6551277 foi produzida com todos os espelhos alinhados no mesmo ponto focal. Devido a extrema sensibilidade das suas lentes e da sua câmera NIRCam, outras estrelas e galáxias também foram capturadas na foto. Belíssima, não?
James Webb: anos de produção até o lançamento
O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.
Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.
NASA é mais uma a criticar o aumento de satélites da SpaceX n...
Agência espacial americana se une ao coro da UAI e de outros astrônomos preocupados com constelações ...
Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: NASA