Após o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinar a remoção do filme Como se Tornar o Pior Aluno da Escola dos serviços de streaming, a repercussão não boa. O grupo Globo emitiu um comunicado a imprensa, onde afirma que considera a decisão "censura", por isso não removerá a película do Globoplay.
Justiça determina remoção de filme com Danilo Gentili dos ser...
Humorista rebate acusações e diz que Como se Tornar o Pior Aluno da Escola é o contrário que está sen...
“O Globopay e o Telecine estão atentos às críticas de indivíduos e famílias que consideraram inadequados ou de mau gosto trechos do filme Como se Tornar o Pior Aluno da Escola mas entendem que a decisão administrativa do Ministério da Justiça de mandar suspender a sua disponibilização é censura. A decisão ofende o princípio da liberdade de expressão, é inconstitucional e, portanto, não pode ser cumprida”, diz a nota enviada à imprensa.
“As plataformas respeitam todos os pontos de vista mas destacam que o consumo de conteúdo em um serviço de streaming é, sobretudo, uma decisão do assinante – e cabe a cada família decidir o que deve ou não assistir. O filme em questão foi classificado, em 2017, como apropriado para adultos e adolescentes a partir de 14 anos pelo mesmo ministério da Justiça que hoje manda suspender a veiculação da obra”, completa o comunicado.
Segundo a determinação da justiça, caso as empresas não cumpram a decisão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em cinco dias, poderão ser penalizadas com multa diária de R$ 50 mil. A Netflix ainda não se pronunciou se vai retirar o filme de seu catálogo. Até a tarde desta terça-feira (15/3), a obra é a 4ª mais vista na plataforma global.
Ministério da Justiça muda classificação indicativa do filme
O ministério da Justiça alterou a classificação indicativa de Como se Tornar o Pior Aluno da Escola. Citando "tendências de indicação como coação sexual; estupro, ato de pedofilia e situação sexual complexa", a recomendação etária passou de 14 para 18 anos.O despacho, assinado pelo secretário José Vicente Santini, foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (16).
Além disso, o texto conta com uma recomendação para o filme ser exibido apenas após as 23h em televisão aberta. A nova classificação etária, com os devidos descritores de conteúdo, deve ser utilizada em qualquer plataforma ou canal de exibição de conteúdo classificável em até cinco dias corridos.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Metrópoles