Planeta Terra terá tempestades solares geomagnéticas nos próximos dias, mas não há riscos
Créditos: Pixabay/Reprodução

Planeta Terra terá tempestades solares geomagnéticas nos próximos dias, mas não há riscos

Fenômeno comum afetará rádios de alta frequência e satélites

Com certeza você deve ter sentido a diferença na temperatura nos últimos anos. Mudanças drásticas, que alteram as épocas do ano, fazendo frio no verão e calor no inverno. São as mudanças climáticas afetando todo nosso planeta devido ao aquecimento global. A sociedade está intervindo no funcionamento normal da Terra, alterando e prejudicando a vida de todos que aqui habitam.

Esses são fatores internos do nosso planeta, mas também existem os fatores externos, como as tempestades solares.

Segundo um alerta divulgado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), tempestades solares ocorreram entre 14 e 15 de março. Além dela, a British Met Office também monitora a situação, e informou que as tempestades podem causar determinados efeitos em algumas localidades do nosso planeta, como auroras em certas latitudes.

Tempestades assim afetam o campo magnético terrestre, o que acaba interferindo com sinais de rádio de alta frequência em altas latitudes, além de alguns satélites, os quais devem ter suas rotas alteradas para que isso não ocorra.

Essas perturbações estão entre os níveis 6 e 5, segunda e terça-feira, respectivamente. O nível é estabelecido segundo o índice Kp - que possui dez níveis de classificação. Essa tempestade solar não trará nenhuma anomalia inesperada, além dos efeitos citados acima, podemos esperar nos polos de nosso planeta auroras bem vividas colorindo os céus desses locais.

As tempestades solares são comuns e constantes monitoradas e estudadas. Nelas o plasma da atmosfera externa do Sol é expelido. Com essa ejeção de massa coronal, combinado ao fluxo de partículas de ventos solares, o campo magnético do planeta Terra acaba sendo afetado e gera essas perturbações.

Embora o Sol esteja cada vez mais ativo, dificilmente veremos alguma reação que possa ser desastrosa para a humanidade. O que produzimos por aqui tem sido muito mais nocivo para nossa sobrevivência do que o que vem do espaço. Então, se você puder, curta essas lindas auroras que irão rolar nos picos altos do nosso planetinha.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: NOAA
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.