Efeito da guerra: ucraniano é o idioma mais popular no Duolingo
Créditos: Reprodução/Lystopad

Efeito da guerra: ucraniano é o idioma mais popular no Duolingo

Busca pelo idioma cresceu 485% nos últimos dias

A tecnologia ajuda muito quem quer aprender uma nova língua. Seja com apps próprios para ensino de novos idiomas, softwares de tradutores ou redes de contatos com falantes nativos. E com o início da Guerra na Ucrânia, muitas pessoas recorreram às tecnologias para aprender ucraniano.

15/03/2022 às 15:15
Notícia

Guerra na Ucrânia : um novo malware é detectado no país

Desde o início da invasão, novos malwares são encontrados nos sistemas da Ucrânia

Poloneses lideram buscas pelo idioma ucraniano

A guerra da Rússia contra Ucrânia está afetando e despertando o interesse de todo o mundo. Segundo o Duolingo, app de ensino de idiomas, a busca pelo idioma ucraniano aumentou 485% em toda a sua base global de usuários desde o início da invasão, no dia 24 de fevereiro. O idioma saltou mais de 10 posições no ranking mundial de cursos do app, sendo o 21º mais popular da plataforma. O russo também teve ascensão de uma posição na plataforma, conquistando o 8º lugar. 

Os Estados Unidos lidera o número de alunos estudando ucraniano no app, seguido pela Polônia, que passou da 5ª para 2ª posição, crescendo 1838%, o que provavelmente mostra o esforço e solidariedade dos poloneses no apoio aos refugiados ucranianos no país.

 

Ucraniano também cresceu no Brasil

No Brasil, antes do início do conflito o ucraniano era o 31º idioma mais estudado na plataforma. Agora a língua ocupa a 14ª posição. Entretanto, o idioma só está disponível na interface em inglês do app. 


 

Ainda sobre a relação entre Brasil e Ucrânia, nosso país possui uma das maiores comunidades de descendentes de ucranianos no mundo e a maior na América Latina. A maior parte dessa comunidade está no estado do Paraná. Entre nomes famosos da Diáspora Ucraniana para o Brasil estão a escritora Clarice Lispector, nascida na Ucrânia durante o trajeto de imigração; e a apresentadora Eliana, descendente de ucranianos.

O único país em que o número de alunos estudando o idioma diminuiu foi a própria Ucrânia, já que turistas, estudantes e empresários deixaram o local ao lado de 1,5 milhão de refugiados ucranianos.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.