Code Verify: conheça a nova extensão oficial que reforça a segurança do WhatsApp Web
Créditos: Grupo Meta / marcas-logos.net

Code Verify: conheça a nova extensão oficial que reforça a segurança do WhatsApp Web

Baixa agora mesmo as versões para Firefox, Google Chrome e Microsoft Edge

Com a crescente popularização do WhatsApp Web, muitas pessoas sofreram com brechas de segurança após a implementação inicial dessa opção. Apesar de conveniente, alguns golpistas conseguiam invadir contas alheias, representando um sério risco de segurança, pois muitas pessoas usam o mensageiro e compartilham informações que podem ter dados pessoais sensíveis. Pensando nisso, o grupo Meta anunciou oficialmente uma nova extensão para melhorar a segurança da versão para navegadores: Code Verify.

A intenção é verificar a autenticidade do código que o WhatsApp Web utiliza, quando está vinculado ao navegador - que era a porta de entrada para muitos problemas. O processo acontecerá automaticamente, após a instalação da extensão. De acordo com os responsáveis pelo aplicativo, essas tentativas de invasão não são tão comuns nos celulares, porque as lojas oficiais, tanto por parte do Google quanto da Apple, revisam e aprovam cada atualização - e cada app que é distribuído no ecossistema.

No computador, como é uma plataforma aberta, usavam essa característica para fraudar o processo. Possíveis vírus instalados em uma máquina, ou mesmo uma página com um link adulterado, poderiam comprometer a integridade da operação. Com a inserção do Code Verify, o principal objetivo é dar mais tranquilidade e proteção para as pessoas que estão nos chamados "usuários em risco".

 

(Créditos: Mundo Conectado)

Um pouco mais sobre o funcionamento da extensão

Mesmo sendo uma ideia para combater hackers e outros invasores, esta alternativa não faz nada muito complicado. O seu principal mecanismo é comparar um algoritmo responsável por mapear os códigos no seu browser com um hash que é oferecido pela Cloudflare - empresa especializada em segurança digital. Como tudo é feito automaticamente, temos uma camada extra de segurança que antes não existia, dificultando as investidas de quem tentar interceptar uma pessoa durante este processo.

De acordo com uma nota oficial, publicada pelo Portal UOL, os responsáveis pelo software explicam detalhadamente:

"Fornecemos à Cloudflare uma fonte de hash criptográfico para o código JavaScript do WhatsApp Web. Quando alguém usa o Code Verify, a extensão compara automaticamente o código executado (na versão para computador do WA) com a versão do código verificado pelo WhatsApp e publicado na Cloudflare. Se houver alguma inconsistência, o Code Verify notificará o usuário."

Continua após a publicidade

Depois que todo esse processo for concluído, sinalizações coloridas serão utilizadas para informar o resultado. Se for verde, significa que tudo está funcionando como deveria. Se a cor for laranja, o usuário deverá ficar atento, pois é um aviso que talvez seja necessário atualizar a página, ou alguma outra extensão possa estar interferindo neste processo (e não deveria). Por último, vermelho indica que há um problema.

(Créditos: UOL / Grupo Meta)

Quem tiver interesse em instalar no PC, pode baixar por meio das lojas oficiais dos seus respectivos navegadores: Chrome, Firefox, Edge.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: www.uol.com.br Fonte: microsoftedge.microsoft.com, addons.mozilla.org, chrome.google.com, opensource.fb.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.