É mentira que Rússia ameaçou abandonar astronauta americano na Estação Espacial
Créditos: Reprodução/Thomas Pesquet

É mentira que Rússia ameaçou abandonar astronauta americano na Estação Espacial

Agência espacial russa publicou vídeo "humorístico" e não abandonará astronauta na ISS

Nos últimos dias começaram a pipocar notícias em todo o mundo sobre a Roscosmos, agência espacial russa, abandonando Mark Vande Hei na Estação Espacial Internacional (ISS). Entretanto, não houve nenhuma ameaça da agência, nem mesmo um tweet de Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos. A base dessas notícias foi um vídeo produzido pela agência em tom "humorístico".

11/03/2022 às 14:25
Notícia

Atirador de elite que abateu alvo a 3,5 km chega à Ucrânia pa...

Famoso franco atirador canadense participou de missões no Iraque e Afeganistão

Tiozão do Zapvoski

Dmitry Rogozin é um grande defensor da narrativa de Vladimir Putin sobre a Guerra na Ucrânia. Uma breve olhada na sua conta no Twitter parece que estamos vendo a versão russa da entidade folclórica Tiozão do Zap, um Tiozão do Zapvoski, ou, melhorando a localização, Tiozão do Telegram. Memes contra o ocidente, contra a Ucrânia e tweets nervosos pelo nacionalismo russo. Inclusive tweets nervosos são uma característica de Rogozin desde o início da invasão: ele sugeriu que as sanções dos Estados Unidos contra a Rússia levariam a Roscosmos a sair da ISS, fazendo com que a estação caísse com o passar do tempo. Mas apesar disso, ele nunca falou em deixar o astronauta americano Mark Vande Hei, recordista em tempo no espaço, na ISS.

Tudo isso surgiu com um vídeo publicado pela Roscosmos no seu Telegram. O vídeo, cuja música de fundo lembra "Hit the Road Jack" nos primeiros segundos, é uma montagem digna de "Zapzap". Obviamente, não foi lançado com o timing perfeito, visto as crescentes tensões na Guerra na Ucrânia. Na montagem, diversos cenas retratam os cosmonautas fechando as portas enquanto Mark Vande Hei faz outras atividades. O vídeo encerra com Hei se despedindo e a parte russa da ISS se desprendendo. A Estação Espacial segue em direção a terra. 

Se der ruim? Elon Musk ao resgate da NASA

 

Caso a Roscosmos de fato "abandone" Mark Vande Hei (improvável segundo a NASA), o resgate poderia ser feito pela SpaceX, empresa de Elon Musk. Duas missões com a espaçonave Dragon 2 para a ISS estão programadas nos próximos meses. A primeira em 31 de março e a segunda em 15 de abril. Ainda assim, ele não estará sozinho na ISS: há mais quatro astronautas com Hei.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Ars Technica
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.