YouTube está banindo a mídia estatal russa em todo o mundo
Créditos: NordWood Themes no Unsplash

YouTube está banindo a mídia estatal russa em todo o mundo

Rede social afirma ter removido mais de 15 mil vídeos sobre a invasão da Ucrânia

O YouTube começou a bloquear a mídia estatal russa, acusada de praticar desinformação sobre a invasão da Ucrânia, na Europa desde a semana passada, agora essa proibição está sendo expandida. A plataforma informou em uma nota oficial que estará bloqueando canais como o Russia Today (RT) e Sputnik em todo o mundo, além de combater a desinformação em seu site.

11/03/2022 às 15:00
Notícia

Google adiciona alerta de ataques aéreos na Ucrânia

Recurso do Maps estaria sendo habilitado a pedido do governo ucraniano

Essas medidas foram anunciadas pela rede social de streaming de vídeo através do seu Twitter hoje (11), onde a empresa afirma que as suas “Diretrizes da Comunidade proíbem conteúdo que negue, minimize ou banalize eventos violentos bem documentados.” Os canais russos estão tendo seu conteúdo removido da plataforma por estarem violando essa regra e criando conteúdo pró-invasão.

As novas medidas do YouTube entraram em vigor assim que o bloqueio foi anunciado pela plataforma, teoricamente, a partir de agora o conteúdo de portais como Russia Today e Sputnik poderão ser acessados apenas em território russo. O canal do RT já se encontra bloqueado no Brasil, mas o serviço da Google afirma que pode demorar para que todos os conteúdos da conta sejam bloqueados, por isso ainda é possível acessar alguns vídeos publicados pela mídia russa.

Além da mídia estatal russa, a rede social também está removendo qualquer conteúdo que ela entenda que está indo contra as suas diretrizes. No total, ela afirma já ter removido mais de mil canais e 15 mil vídeos por “não apenas nossa política de discurso de ódio, mas também nossas políticas sobre desinformação, conteúdo gráfico e muito mais.”

O site de streaming de vídeos também afirmou que está apresentando fontes de notícias confiáveis para os seus usuários, exibindo esses canais em destaque na página inicial da plataforma. Apenas na Ucrânia essas contas já alcançaram 17 milhões de visualizações.

11/03/2022 às 16:10
Notícia

Pesquisa aponta que 25% dos usuários já foram vítimas de perf...

Levantamento com 10.755 pessoas também revela que muitos perderam dinheiro nos golpes

Continua após a publicidade

Diversas outras empresas e redes sociais além do YouTube também estão tomando medidas iguais, a própria Google está começando a bloquear os resultados que levam para o Russia Today e Sputnik do seu motor de busca. Algo que foi requisitado pela União Europeia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: Youtube
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.