Pesquisa aponta que 25% dos usuários já foram vítimas de perfis falsos em sites de relacionamento
Créditos: PSafe/Reprodução

Pesquisa aponta que 25% dos usuários já foram vítimas de perfis falsos em sites de relacionamento

Levantamento com 10.755 pessoas também revela que muitos perderam dinheiro nos golpes

Todo mundo sabe que engatar um relacionamento virtual é arriscado, afinal você nunca sabe exatamente se está se relacionando de verdade com a pessoa do outro lado. O recente caso do Golpista do Tinder, que virou documentário na Netflix mais uma vez trouxe à tona os riscos de se relacionar virtualmente. 

Pensando em identificar se os brasileiros costumam ser vítimas de golpes virtuais em sites de relacionamento, o site PSafe realizou uma pesquisa com 10.755 pessoas. Os resultados apontam que dentre os entrevistados 34,38% já se relacionaram com alguém que conheceram na internet. Dentre as pessoas que já tiveram relacionamentos virtuais, 24,59% afirmam terem sido vítimas pelo menos uma vez de algum perfil falso.

Acesse a pesquisa na íntegra

Além disso, a pesquisa revela que 25,5% das pessoas que se relacionaram com perfis fake também foram vítimas de golpes monetários e acabaram perdendo dinheiro. A desconfiança das fotos 34.33% foi o principal motivo apontado como forma de descobrir que se tratava de um perfil falso.

O que fazer para não cair no golpe

02/03/2022 às 15:20
Notícia

O jogo virou: golpista do Tinder cai em golpe na internet

Simon perdeu cerca de € 6 mil, um valor pequeno se comparado ao que é acusado de roubar

Não existe uma fórmula perfeita para evitar que você seja vítima de algum perfil falso na internet. Por isso, o mais importante ao se relacionar com as pessoas virtualmente é fazer isso com segurança. Utilizar apenas sites seguros, e utilizar de recursos como videochamadas para garantir que é a mesma pessoa da fota, quem está falando com você. Além disso, mesmo que o perfil não seja falso é muito importante manter a cautela ao conhecer alguém virtualmente. Abaixo você confere algumas dicas simples para fugir dos perfis falsos:

  • Desconfie das fotos. Desconfie da aparência perfeita das pessoas e também de possíveis montagens que  o perfil fake pode realizar, para mostrar que possui muito dinheiro.
  • Atualmente recursos de videochamadas são bastante comuns na grande maioria dos smartphones. A pessoa quer se envolver com você, mas não faz um videochamada? Muito cuidado!
  • Evite passar informações pessoais, como senhas de banco e também não realize transferências financeiras para as pessoas. Se o perfil começar a pedir dinheiro, desconfie que pode ser alguém querendo se aproveitar de você. 
  • Mesmo que você conheça a pessoa após um tempo do relacionamento virtual, continue se precavendo, pois como mostra o documentário Golpista do Tinder, muitas vezes os criminosos se aproximam de verdade de suas vítimas, para então criar uma situação de extorsão.
  • Não tenha relacionamentos virtuais em segredo. É muito importante que amigos e familiares saibam do seu relacionamento. Dessa forma você cria uma rede de proteção que pode lhe ajudar e evitar que caia em golpes.

A pesquisa da PSafe mostra que os brasileiros ainda caem com frequência em golpes de perfis falsos. Por isso, apesar das dicas parecerem óbvias, é sempre importante manter o cuidado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Psafe, Psafe Blog
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.