Todo mundo sabe que engatar um relacionamento virtual é arriscado, afinal você nunca sabe exatamente se está se relacionando de verdade com a pessoa do outro lado. O recente caso do Golpista do Tinder, que virou documentário na Netflix mais uma vez trouxe à tona os riscos de se relacionar virtualmente.
Pensando em identificar se os brasileiros costumam ser vítimas de golpes virtuais em sites de relacionamento, o site PSafe realizou uma pesquisa com 10.755 pessoas. Os resultados apontam que dentre os entrevistados 34,38% já se relacionaram com alguém que conheceram na internet. Dentre as pessoas que já tiveram relacionamentos virtuais, 24,59% afirmam terem sido vítimas pelo menos uma vez de algum perfil falso.
Além disso, a pesquisa revela que 25,5% das pessoas que se relacionaram com perfis fake também foram vítimas de golpes monetários e acabaram perdendo dinheiro. A desconfiança das fotos 34.33% foi o principal motivo apontado como forma de descobrir que se tratava de um perfil falso.
O que fazer para não cair no golpe
O jogo virou: golpista do Tinder cai em golpe na internet
Simon perdeu cerca de € 6 mil, um valor pequeno se comparado ao que é acusado de roubar
Não existe uma fórmula perfeita para evitar que você seja vítima de algum perfil falso na internet. Por isso, o mais importante ao se relacionar com as pessoas virtualmente é fazer isso com segurança. Utilizar apenas sites seguros, e utilizar de recursos como videochamadas para garantir que é a mesma pessoa da fota, quem está falando com você. Além disso, mesmo que o perfil não seja falso é muito importante manter a cautela ao conhecer alguém virtualmente. Abaixo você confere algumas dicas simples para fugir dos perfis falsos:
- Desconfie das fotos. Desconfie da aparência perfeita das pessoas e também de possíveis montagens que o perfil fake pode realizar, para mostrar que possui muito dinheiro.
- Atualmente recursos de videochamadas são bastante comuns na grande maioria dos smartphones. A pessoa quer se envolver com você, mas não faz um videochamada? Muito cuidado!
- Evite passar informações pessoais, como senhas de banco e também não realize transferências financeiras para as pessoas. Se o perfil começar a pedir dinheiro, desconfie que pode ser alguém querendo se aproveitar de você.
- Mesmo que você conheça a pessoa após um tempo do relacionamento virtual, continue se precavendo, pois como mostra o documentário Golpista do Tinder, muitas vezes os criminosos se aproximam de verdade de suas vítimas, para então criar uma situação de extorsão.
- Não tenha relacionamentos virtuais em segredo. É muito importante que amigos e familiares saibam do seu relacionamento. Dessa forma você cria uma rede de proteção que pode lhe ajudar e evitar que caia em golpes.
A pesquisa da PSafe mostra que os brasileiros ainda caem com frequência em golpes de perfis falsos. Por isso, apesar das dicas parecerem óbvias, é sempre importante manter o cuidado.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Psafe, Psafe Blog