Google adiciona alerta de ataques aéreos na Ucrânia
Créditos: Reprodução / StevePortugal / PixaBay

Google adiciona alerta de ataques aéreos na Ucrânia

Recurso do Maps estaria sendo habilitado a pedido do governo ucraniano

O Google Maps conta com um sistema completo de informações importantes para a região dos usuários, como aviso de áreas com maior transmissão de COVID e até incêndios florestais, agora o software também contará com dados para ajudar civis ucranianos durante a invasão russa. A Google anunciou ontem (10) que estará enviando avisos para os usuários da Ucrânia que estão em áreas de alerta para ataques aéreos.

11/03/2022 às 08:15
Notícia

Mais uma limitação: Google pausa vendas via Google Play Store...

Esta limitação afeta apenas quem quiser adquirir novos produtos e/ou renovar assinaturas

Essa novidade está vindo como parte do Google Play Services e foi pedida pelo próprio governo local, que busca aumentar a segurança dos residentes em áreas atacadas. O recurso virá para complementar os sistemas de alertas do app, que já é capaz de informar os usuários de diversos tipos de perigos.

Segundo Dave Burke, VP de engenharia da Google para o Android, a empresa está usando nesse novo recurso do Google Maps o mesmo mecanismo de alerta de baixa latência que é utilizado para realizar o aviso de terremotos. Burke informa que o sistema utiliza os mesmos gatilhos que são utilizados pelos sistemas de alerta de ataque aéreo já existentes na Ucrânia.


Créditos: CardMapr no Unsplash

O sistema, que foi requisitado em faz pouco tempo pelas autoridades locais, estará começando a ser distribuído para todos os smartphones Android que estão na Ucrânia a partir de hoje. Entretanto, ele deverá chegar aos poucos para todos os usuários, mas ficando disponível em todo celular com o sistema da Google “nos próximos dias”.

Recentemente o Google Maps já havia tido alguns recursos alterados por causa da invasão da Rússia no território ucraniano. O aplicativo teve recursos como informação de tráfego e dados sobre multidões desativados no país, isso porque eles poderiam estar sendo usados pelos invasores para obter informações de inteligência militar.

Além disso, a Google também está, supostamente, removendo acesso à mídia estatal russa através do seu motor de busca na Europa, algo que foi requisitado pela União Europeia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: GSMArena Fonte: Google, Dave Burke
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.