Aloud: Google lança ferramenta para dublagem em vídeos
Créditos: Divulgação | Google

Aloud: Google lança ferramenta para dublagem em vídeos

O recurso já está disponível em português; confira os resultados

Temos um novo integrante da família de soluções disponibilizadas pelo Google: a Aloud. Este recurso oferece para o usuário a possibilidade de dublar conteúdos diversos. A voz computadorizada já pode ser encontrada em alguns vídeos no YouTube, como pode ser observado neste exemplo, com o canal chamado de "Amoeba Sisters":

Para compararmos, segue o vídeo original, feito da maneira tradicional:

Por meio da nova tecnologia, a tradução e a dublagem para o nosso idioma foram facilitadas, sem prejudicar a compreensão e a mensagem educativa. A premissa que buscam é oferecer uma maneira para os criadores de conteúdos produzirem novos materiais, sejam eles educativos ou não. Aumentar o fluxo de vídeos de alta qualidade é útil tanto para a plataforma quanto para a pessoa responsável por esses canais, que agora poderá fazer o seu trabalho com agilidade adicional.

Até o momento, poucos idiomas possuem suporte na Aloud - "vídeos em inglês para serem dublados em espanhol e português", de acordo com as informações veiculadas pelos criadores. Logo mais outros idiomas farão parte do pacote.

Sasakthi Abeysinghe e Buddhika Kottahachchi, cofundadores dessa iniciativa, afirmaram que as legendas são importantes, sim, para preencher as lacunas impostas por barreiras do idioma; contudo, em telas pequenas nem sempre são adequadas. Outro ponto é que, involuntariamente, excluem uma parcela dos usuários, como deficientes visuais que precisam de uma dublagem clara - fora isso, muitas pessoas preferem apenas ouvir um conteúdo, mesmo que não dependam de recursos que visam expandir a acessibilidade.

A Aloud possibilita que novas faixas de áudio sejam inseridas, e também permite a tradução descomplicada, sem depender de outras ferramentas mais caras e lentas. O uso de inteligência artificial busca trazer precisão e eficiência para as tarefas. A pessoa interessada em dublar uma produção precisa ter em mãos o vídeo com o idioma original - e com legendas funcionais. É possível usar transcrições em tempo real, porém, nesse caso é necessário o conhecimento adequado para corrigir as eventuais falhas.

Continua após a publicidade

27/09/2021 às 20:34
Notícia

Novo recurso de acessibilidade permitirá controlar o Android ...

Google também anunciou atualizações para os aplicativos Lookout e Action Blocks

A ideia é promissora, mas ainda está no início do seu ciclo de desenvolvimento. Com o aprimoramento constante, pretendem expandir essas facilidades para outros conteúdos variados. Quem tiver interesse e/ou curiosidade, acesse o site oficial para mais informações.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: aloud.area120.google.com Fonte: newvoice.ai
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.