Twitter dribla censura russa e está disponível no Tor
Créditos: Divulgação/Twitter

Twitter dribla censura russa e está disponível no Tor

Rede social já trabalhava no projeto há anos, mas só agora está no ar

Twitter finalmente lançou sua nova versão para o navegador TOR, browser voltado para quem busca uma navegação mais segura e privada. Apesar de anteriormente já ser possível utilizar a rede social, essa atualização traz mais camadas de seguranças aos usuários.

10/03/2022 às 09:20
Notícia

Clipchamp é o novo editor de vídeo da Microsoft disponível no...

O software estará disponível gratuitamente para todos os usuários do novo sistema operacional

Projeto esteve em desenvolvimento há anos

A novidade era aguardada há alguns tempos, visto que o Twitter trabalhava no desenvolvimento de uma navegação mais segura na sua rede social através do navegado TOR. A atualização foi divulgada no próprio Twitter por Alec Muffett, especialista em cibersegurança. A funcionalidade é lançada dias após relatos do Twitter e Facebook serem bloqueados na Rússia. O Twitter não confirmou se o Roskomnadzor, órgão regulador de mídia da Rússia, conseguiu bloquear todos os acessos à plataforma, mas relatou que usuários no país estão passando por problemas para entrar na rede social.

O timing do lançamento da atualização é, no mínimo, curioso. O Twitter pode ser acessado no TOR através deste link https://twitter3e4tixl4xyajtrzo62zg5vztmjuricljdp2c5kshju4avyoid.onion

Entendendo o bloqueio do Twitter e Facebook na Rússia

Desde as primeiras sanções de governos estrangeiros e de empresas, o Roskomnadzor iniciou um processo de restringir o acesso às redes sociais e veículos de comunicação estrangeira no país. Essa primeira etapa teve relatos de usuários do Facebook e Twitter no país serem restringidos de acessar as redes sociais. O órgão governamental também acusou o Facebook de censura.

Redes sociais, como o Facebook, Twitter e YouTube, bloquearam mídias estatais russas, como o RT e Sputnik, para combater a narrativa falsa de "operação especial" que o governo russo estava realizando para "desnazificar" a Ucrânia e combater o genocídio de russos no país vizinho. Os veículos de propriedade do governo estão servindo como propaganda para o regime Putin. A ação do Roskomnadzor visa manter a narrativa do Kremlin sobre a invasão à Ucrânia.

Sobre o TOR

10/03/2022 às 08:13
Notícia

Uso de máscaras ao ar livre não é mais obrigatório a partir d...

Por enquanto, a obrigatoriedade será mantida em locais fechados

Continua após a publicidade

O navegador The Onion Router (TOR) é um fork do Mozilla Firefox. Esse browser promete uma navegação mais segura ao direcionar o tráfego do usuário através de uma rede de servidores localizados em todo o planeta. Com isso, o usuário pode navegar de maneira anônima e privada, pois torna-se muito mais difícil rastreá-lo e apontar sua localização e informações.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Ars Technica
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.