Problema com GPS do drone DJI Mavic 3 será corrigido via atualização de firmware
Créditos: DJI

Problema com GPS do drone DJI Mavic 3 será corrigido via atualização de firmware

Drone demora para receber sinal de GPS, as vezes precisando de vários minutos

O drone DJI Mavic 3 foi lançado no final de 2021 se posicionando como um dos melhores drones para consumidores do mundo, trazendo tudo que existe de melhor em tecnologias para drones. Após atualizações de firmware habilitarem as funcionalidades completas do drone, alguns problemas ainda incomodam os usuários desse modelo, felizmente um deles será corrigido via atualização de firmware de acordo com publicação do site DoneXL, mas ainda sem uma previsão de data para essa atualização. Estou falando da demora em "captar" sinal de GPS que os drones da linha estão sofrendo, em algumas situações sendo necessário esperar vários minutos até o drone efetivamente informar que conseguir sincronizar sinais de GPS.

DJI ao DroneXL: Identificamos o problema que causa a demora na sincronização de GPS, vamos lançar uma correção via firmware em breve.

 

O sinal de GPS é importante por várias questões, desde segurança até para funcionalidades do drone. Enquanto o drone não consegue captar sinal de GPS, ele pode voar sem estabilizar no ar caso o piloto faça a decolagem, ou seja, não vai ficar "paradinho" pairando no ar, podendo causar algum problema dependendo o modelo. Para decolar qualquer drone com esse perfil é recomendado esperar que o mesmo sincronize sinal de GPS. Vale ainda destacar, que em alguns modelos é possível ligar o drone e subir sem GPS sincronizado, e o sinal poderá ser normalizado durante o voo.

A DJI não informou quando vai soltar essa atualização

 

Como a DJI ainda não tinha se pronunciado oficialmente, várias possibilidades eram cogitadas, incluindo alguma limitação de hardware, supostamente pelos GPS suportados pelo Mavic 3, felizmente a empresa detectou que poderá corrigir o problema via software. Durante meus testes para a review do drone, que já foi gravada, fiz menção a esse problema. Por enquanto é evidente que o drone demora bem mais para sincronizar o sinal GPS do que outros modelos como um Air 2S por exemplo, chegando a demorar o dobro do tempo ou até mais. Esse cenário é ruim, mas ainda bem menos problemático do que usuários que precisam mais de 5 minutos para sincronizar, como é possível ver nesse vídeo, sendo que essa correção fará muita diferença para quem está precisando desses tempos maiores para ter o drone em seu cenário ideal de voo.

Nossa review do Mavic 3 vai ser publicada em breve, onde falarei tudo que acho desse que é um dos melhores drones do mundo para consumidores, e também um dos mais caros. Resta saber se além do problema de GPS a DJI vai conseguir resolver o problema de bateria do drone, que chegou prometendo até 46 em um cenário ideal, mas não passa de 35 minutos efetivamente. Seria possível resolver isso via atualização de firmware? Acho bem difícil.

E se você ainda não viu nossos conteúdos sobre o Mavic 3, abaixo três vídeos, um mostrando as tecnologias ActiveTrack, Point of Interest e Spotlight, outro com foco na qualidade de imagem das câmeras Hasselblad que o drone traz, e outro um unboxing bem completo.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: DroneXL
User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.