A partir desta quarta-feira, 9 de fevereiro, o Governo de São Paulo retirou oficialmente a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos. Em ambientes fechados, porém, nada mudou por enquanto. Ou seja, para simplificar o que mudará com este novo decreto, no presente momento as normas são as seguintes:
Locais que o uso da máscara não é mais obrigatório: ruas, parques e praças - ambientes abertos;
Locais que o uso continua obrigatório: estabelecimentos fechados (lojas, por exemplo), transporte público e escolas.
O decreto foi publicado no Diário Oficial. Outra novidade é que agora os estádios de futebol poderão aceitar novamente 100% do público interessado. E nas escolas com quadras esportivas, mesmo as fechadas, foi informado pelo Secretário da Educação, Rossieli Soares, que não será necessário o uso das máscaras. O Governador João Dória ressaltou que a obrigatoriedade do uso do apetrecho pode ser retirada totalmente, se os indicadores de contaminação permanecerem em queda.
Dória concluiu:
Com o crescimento da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, possivelmente em duas semanas o governo pode avaliar a liberação do uso completo de máscaras. Mas isso vai depender da consciência de cada pessoa. Se tudo continuar correndo bem, até o dia 23 de março, São Paulo pode anunciar a liberação completa do uso de máscaras em todos ambientes e em todas as circunstâncias
Confira o vídeo que o Governador se pronunciou publicamente sobre o assunto:
Na Grande São Paulo, a obrigatoriedade começou no dia 4 de maio de 2020 para os cidadãos que utilizam o transporte público. No dia 7 de maio, essa decisão passou a valer em outros locais, como estabelecimentos comerciais, transporte por aplicativo, nas ruas e outros locais abertos para o público. A liberação já era estudada desde o final do ano passado, mas essa decisão foi definida neste momento porque a menor média móvel de novas internações, na região metropolitana, foi registrada nos últimos dias. Um estudo da Vigilância Sanitária municipal reforçou essas medidas adotadas.
Em média, registraram 145,8 hospitalizações causadas pelo COVID-19 no último domingo, 6 de março. É válido destacar que, mesmo os resultados sendo os mais positivos desde o início da pandemia, mais de mil pacientes estão internados apenas na Grande São Paulo, e 1.819 pessoas estavam internadas em leitos de enfermaria e UTI.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: twitter.com, metropoles.com, g1.globo.com