Índice do Artigo

Android

Instagram encerra apps Boomerang e Hyperlapse

Funcionalidades já são integradas na rede social ou apps de câmeras de terceiro

Instagram encerra apps Boomerang e Hyperlapse
Créditos: Divulgação/Instagram

O Instagram realizou mais uma mudança no seu portfólio de aplicativos próprios. Depois de encerrar o app do IGTV nas lojas de aplicativos, agora a rede social encerrou os apps Boomerang e Hyperlapse. A verdade é que muita gente nem lembrava que eles ainda existiam.

Boomerang presente no Instagram há anos

A remoção dos dois apps aconteceu sem comunicado, ao contrário do fim do IGTV. O Boomerang foi lançado em 2014, permitindo que os usuários criassem vídeos similares a gifs, em loop, a partir de 10 fotos retiradas em sequência. A função já está integrada ao app do Instagram. Ainda assim, tinha uma média de 26 mil downloads por dia.

Já o Hyperlapse não era tão popular assim, tendo em sua vida útil um total de 23 milhões downloads. O aplicativo só estava disponível para iPhones. O Hyperlapse permite que o usuário faça vídeos no formato de timelapse acelerados em até 12x. 

A decisão do Instagram não é uma surpresa. Surpreendente é saber que o app do Boomerang ainda existia. Com a ferramenta de Boomerang inclusa no app do Instagram, o app próprio fazia hora extra nas lojas. A função do hyperlapse está presente na maioria de apps de câmeras dos smartphones. Não há necessidade da rede social manter os aplicativos nas lojas de apps.

2022 cheio de novidades no Instagram

 

 

Neste ano o Instagram iniciou os testes dos seus novos tipos de feed com os usuários. O teste dá a opção do usuário ver três feeds diferentes: Home, Favoritos e Seguindo. Todos escolhidos em um botão na tela inicial do app. O feed Home é o modelo atual, baseado no algoritmo da rede social. O Favoritos te dará a opção de salvar contas como favoritas (como diz o nome), seja de melhores amigos ou dos criadores de conteúdo favorito. Assim, esse feed favoritos te mostrará as imagens selecionadas desse grupo. Já o Seguindo não é música do Raimundos mas é a mais pedida: ele é o feed cronológico. Você verá no aplicativo as imagens por ordem de postagem. Simples assim. Mas o Instagram achava isso ruim por “esconder” conteúdos “bons” do usuário.

10 influencers no Instagram também receberam o teste do serviço de assinatura na plataforma, similar ao que acontece no YouTube e Twitch. Quem fizer a assinatura em alguma conta ganhará serviços exclusivos como: lives, stories para assinantes (totalmente diferente do “melhores amigos) e um selo especial ao lado do nome quando comentar nas publicações ou enviar uma mensagem direta. Em 2023 o Instagram deve encerrar o pagamento integral da assinatura aos criadores de conteúdo, ficando com uma porcentagem. Neste momento, a ideia da rede social é ajudar os influencers a ganharem dinheiro através da plataforma. 

Instagram também criou a função de banner nos perfis dos criadores de conteúdo. O banner no Instagram auxiliará os criadores de conteúdo a ter mais engajamento nas suas lives. Além de poder agendar as transmissões, eles poderão utilizar os banners para que os seguidores saibam das próximas lives e ativem uma notificação ao clicar no anúncio. Não haverá limites de agendamentos de lives.

rede social também lançará a opção de legendas automáticas nos vídeos. No início, a opção estará disponível para 17 idiomas.