Primeiro drone hidráulico do mundo promete voos de até 6 horas sem parar
Créditos: Divulgação | Flowcopter

Primeiro drone hidráulico do mundo promete voos de até 6 horas sem parar

O drone da Flowcopter está sendo construído para transportar até 150 KG

A evolução dos drones nas últimas décadas está trazendo resultados impressionantes, antes apenas possíveis em filmes de ficção científica. Como é um assunto sempre em alta, nos últimos dias já trouxemos notícias sobre drones antitanque - entre outros. Agora é a vez da Flowcopter apresentar a sua própria solução, que promete, por meio de motores hidráulicos, oferecer um equipamento com até 6 horas de autonomia (sem pausas), capaz de transportar cargas consideravelmente pesadas. 

(Créditos: Flowcopter)

Além dessas características, o drone terá uma autonomia de até 900 quilômetros. Essa mescla de autonomia e capacidade de carregamento elevada acontece graças a implementação do motor de combustão alimentado por combustível fóssil. Anteriormente, esse tipo de motor não era usado porque não é a melhor alternativa para um dispositivo que precisa de ajustes contínuos de velocidade das hélices - para manter a estabilidade durante o voo.

Flowcopter pode transportar até 150 kg

E é aí que entra a Flowcopter, que afirma ter superado essas limitações, e pode oferecer um drone capaz de transportar até 150 kg. Essa criação foi impulsionada pelo desafio da UK Royal National Lifeboat Institution, que solicitou a criação de drones capacitados para acompanhar embarcações em missões que envolviam buscas e salvamentos. É de extrema importância que possa voar por muitas horas, para enfrentar os obstáculos que missões desse nível oferecem.

Unido robustez e grande capacidade de transporte, seria possível, no futuro, expandir este equipamento para possa retirar uma pessoa da água, e colocá-la em uma embarcação segura. E essa é apenas uma das possibilidades que o drone poderá oferecer. Seria possível aprimorá-lo, para que se adeque para outras missões de alto risco.

Esses vídeos demonstram um pouco mais do protótipo. No momento, ainda depende de amarras de segurança. Claramente não está pronto para cumprir todas os seus objetivos, mas é impressionante que, mesmo assim, conseguiram viabilizar uma ideia que simplesmente não era possível até não muito tempo. Os motores hidráulicos contarão com até 129 cavalos de potência, e irão oferecer a energia necessária para as hélices.

Continua após a publicidade

05/03/2022 às 16:00
Notícia

Veja os drones antitanque que a Ucrânia acaba de receber

O drone Bayraktar TB2 está sendo um grande aliado das forças militares ucranianas

Como pode ser observado no vídeo, este ainda é um conceito em pleno desenvolvimento, e depende de engenheiros altamente capacitados para conseguir estabilizar o drone por meio desses motores. É uma tarefa ousada conseguir controlá-los com precisão, como a Flowcopter afirma ter conseguido.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: abertoatedemadrugada.com, petapixel.com, gizmodo.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.