Atualização 99 do Google Chrome dificulta bloqueio de anúncios
Créditos: Divulgação | Google

Atualização 99 do Google Chrome dificulta bloqueio de anúncios

Confira as novidades da mais recente atualização do popular navegador

Depois de algumas especulações, o Google Chrome chegou à versão 99. Esta atualização não trouxe alterações profundas, mas algumas coisas são interessantes de observar e comentar. Primeiramente, uma nova forma de exibir os downloads efetuados foi introduzida. Agora, terá um aviso ao lado da barra de endereços. Ao clicar nesse botão, a lista de downloads recentes será aberta (algo muito comum não só no Microsoft Edge, como também no Firefox).

Seletor de datas

(Créditos: developer.chrome.com)

Não será mais necessário que os desenvolvedores de aplicativos para o Chrome façam alterações no código para disponibilizar um seletor de datadas. Um nativo foi implementado, e aparecerá sempre que que uma data for selecionada. Vários estilos de seletores estarão disponíveis.

API para bloqueados de anúncios

O Google substituiu a API utilizada até então, conhecida como webRequest, pela nova API chrome.declarativeNetRequest. A grande peculiaridade dessa alteração é que, ao trazer para a plataforma de desenvolvimento Manifest V3, as extensões poderão ter, no máximo, 30 mil regras - sendo que, até então, com o Manifest V2, os bloqueadores costumavam utilizar por volta de 100 mil regras. Na prática, isso reduzirá consideravelmente o desempenho e a eficiência desse tipo de extensão.

Reconhecimento de caligrafia

Novidade interessante para quem usa o navegador com uma stylus - um gerenciador de estilo de usuário. A versão final da API de reconhecimento de escrita, que está sendo testado desde o beta 91, estará presente na versão oficial 99. Não será mais necessário utilizar plataformas externas para que o reconhecimento de caligrafia seja funcional - nos campos de entrada de texto. Com o suporte nativo para a versão Web, não será preciso usar no Gboard, presente nas smartphones Android.

Novidades para usuários do iOS

Para quem está no ecossistema da maçã, mas gosta do navegador oferecido pelo Google, agora poderá visitar os seus sites preferidos de uma maneira ainda mais simples, ao abrir uma nova guia. Fora isso, o monitoramento de reduções de preços de produtos desejados também estará disponível nesta versão, e funcionará da seguinte forma: ao acessar um site de compras, que possua produtos e os seus respectivos preços, desde que o usuário esteja logado na sua conta com o Chrome, caso haja redução, será possível ver o novo valor se a aba continuar aberta.

E o Chrome 100? 

Alguns desenvolvedores acharam que, com a chegada iminente do Chrome 100 (que é esperado para o final de março), a transição para um número de três dígitos poderia fazer com que os sites interpretassem o código do navegador (string) como apenas 00. Se isso acontecesse, todos que atualizassem o aplicativo perderiam o acesso. O Google informou que trará uma solução integrada no seu programa, evitando o problema que poderia prejudicar incontáveis pessoas em todo o mundo. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: developer.chrome.com, macmagazine.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.