Samsung estaria limitando artificialmente o desempenho de apps em seus smartphones
Créditos: Divulgação/Samsung

Samsung estaria limitando artificialmente o desempenho de apps em seus smartphones

Empresa se pronunciou afirmando que está investigando o problema

Samsung foi acusada de realizar throttling, diminuição de performance, de mais de 10.000 aplicativos em seus smartphones. O caso foi publicado primeiramente pelo site Android Autorithy, com a lista de apps divulgada por dois cidadãos coreanos. Um dia depois dos primeiros relatos, a fabricante respondeu que está trabalhando para resolver o problema

02/03/2022 às 18:24
Notícia

Vazou: fotos oficiais do Samsung Galaxy A33 e Galaxy A13 são ...

Novo vazamento mostra que nova linha A chega em breve

Game Optimizing Service seria culpado pela limitação de performance

Entre os aplicativos sofrendo com performance limitada estão Instagram, Netflix, Google Keep, TikTok e até mesmo aplicativos da própria Samsung. Fora apps utilitários e redes sociais, jogos também tiveram uma queda de desempenho. Entretanto, apps de benchmark não foram afetados pelo throttoling. Um YouTuber coreano alterou no sistema o nome do 3D Mark, aplicativo de benchmark, para Genshin Impact e rodou um teste. Veja a diferença quando o Game Optimizng Service (GOS), apontado como culpado pelo throttiling, está ativado. O Game Optimizng Service é acusado de facilitar o throttoling nos aparelhos, mas a Samsung já respondeu sobre o caso.


Fonte: Reprodução/Square Dream.

Em resposta a um site coreano, a Samsung confirmou que o Game Optimizing Service carrega juntamente com o app da empresa que otimiza o desempenho do CPU e GPU para prevenir um superaquecimento durante um longo tempo jogando. Essa funcionalidade está instalada nos Galaxy S22, S21 e S20. A empresa informou também que está trabalhando em uma solução do aplicativo que permita escolher a prioridade de performance.

Entretanto, a Samsung não explicou o porquê de aplicativos de benchmark (como o Antutu, PCMark, GFXBench Geekbench 5) não serem afetados pela diminuição de desempenho do Game Optimizing Service. Nem mesmo quais smartphones possuem o GOS. Ainda assim, é estranho uma empresa causar throttling no seu novíssimo celular high end, como o está acontecendo no Galaxy S22.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: Android Authority
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.