SpaceX Falcon 9 vai ao espaço colocar 47 satélites da Starlink em órbita
Créditos: Imagem/ Reprodução SpaceX

SpaceX Falcon 9 vai ao espaço colocar 47 satélites da Starlink em órbita

Veja o vídeo da transmissão da decolagem do Falcon 9, que ocorreu nesta manhã

Nesta quinta-feira (03), a SpaceX enviou ao espaço o Falcon 9, foguete de dois estágios da empresa, para a colocação de 47 satélites Starlink em órbita. O lançamento foi transmitido ao vivo, através do canal do YouTube da SpaceX, por volta das 11h15, no horário de Brasília.

25/02/2022 às 19:14
Artigo

Rússia e Ucrânia: guerra cibernética e as redes sociais em me...

Um pouco do que acontece no campo digital durante a invasão russa

Segundo a descrição da empresa, os satélites têm como destino inicial a baixa órbita da Terra, saindo do Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Kennedy Space Center. Após a separação dos estágios, o primeiro estágio do Falcon 9 pousaria no drone 'Just Read the Instructions', que estaria localizado no Oceano Atlântico 

Em 21 de fevereiro, a SpaceX mandou ao espaço outros 49 satélites com o mesmo objetivo. Antes disso, em 9 de fevereiro, a companhia perdeu cerca de 40 satélites já posicionados devido a tempestade geomagnética, somando um prejuízo de, aproximadamente, US$ 40 milhões

Abaixo você pode conferir a Live de transmissão do lançamento do Falcon 9, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (03). 

Problemas do acúmulo de satélites 

O posicionamento de satélites Starlink na baixa órbita da Terra tem gerado polêmica, já que as 'constelações de satélites no espaço' têm atrapalhado os estudos de observatórios e órgãos de astronomia. A NASA, inclusive, argumentou que as os objetos estariam interferindo nas imagens telescópio Hubble. Entre outras preocupações da Agência Espacial, há também os riscos de acidentes com lixos espaciais e choques de satélites com outros equipamentos. 

Projeto Starlink 

De maneira geral, a SpaceX planeja, com a Starlink, fornecer um plano de internet de alta velocidade que entregue o sinal via satélite, especialmente para locais remotos onde o acesso às conexões sejam limitados. O serviço, inclusive, já foi aprovado pela ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações, no Brasil e a expectativa é de que comece a funcionar a partir do ano de 2023. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget Fonte: SpaceX
User img

Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.