Jovem que rastreou jatinho de Elon Musk agora rastreia jatos de oligarcas russos
Créditos: Reprodução/Twitter

Jovem que rastreou jatinho de Elon Musk agora rastreia jatos de oligarcas russos

Jack Sweeney também criou conta no Twitter para rastrear avião presidencial de Putin

Após ficar famoso pela conta no Twitter que rastreia o avião particular de Elon Musk, o estudante universitário Jack Sweeney foi além e se posicionou sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia. O jovem criou duas novas contas no Twitter: uma para rastrear jatos particulares de oligarcas russos ligado ao governo Putin e outra para rastrear aeronaves ligadas ao próprio Putin (@PutinJet).

02/03/2022 às 12:00
Notícia

Velocidade da internet Starlink chega a 136 Mbps na Ucrânia d...

A média de velocidade é 5 vezes mais rápida do que a média nacional antes da guerra

Sanções para aviões russos, oligarcas em jatos americanos

O governo americano e a União Europeia fecharam seus espaços aéreos para aviões russos. Então os oligarcas bilionários não viajaram para os Estados Unidos com seus jatos particulares, certo? Erradíssimo! Conforme mostra a conta @RUOligarchJets, a maioria dos aviões dos oligarcas não possuem prefixos da Rússia (RA), mas sim estão registrados em outros países, como Estados Unidos (prefixo N), Ilhas Cayman (VP), Ilha de Man (M) e até Luxemburgo (LX). Foi com o seu avião particular registrado nos em Luxemburgo que Roman Abramovich, dono do Chelsea, conseguiu viajar para a Turquia, país membro da União Europeia. Arkady Rotenberg, amigo de infância de Putin e dono de uma empresa que constrói oleodutos e gasodutos, viajou até as Maldivas com sua aeronave registrada em Ilha de Man. Dibre nas sanções!

A conta que rastreia Putin está capturando os movimentos do avião presidencial da Rússia, mas o primeiro tweet indica que há diversas aeronaves cadastradas, prontas para serem divulgadas pelo bot que registra os voos.

Elon Musk ofereceu US$ 5.000 para jovem encerrar a conta

 

 

Jack Sweeney, que também criou bots para rastrear os aviões de Jeff Bezos e Bill Gates, criou a conta @ElonJet no Twitter para quem tem interesse em saber quando que o Gulfstream G650 de Elon Musk está voando. No entanto, isso não é garantia de que o bilionário, dono da Tesla e SpaceX, está a bordo do avião. Mesmo que o jato particular de matrícula N628TS esteja passeando pelas ilhas Havaianas em um momento que parece ser de férias. Musk ofereceu 5 mil dólares para a conta ser encerrada. Sweeney rejeitou a oferta e pediu o valor de 50 mil dólares, já que essa quantia lhe ajudaria a pagar a universidade e "comprar um carro, quem sabe um Tesla". Musk não aceitou e conseguiu entrar no programa PIA, da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), para ter sigilo sobre o registro de voo. O PIA, Privacy ICAO Adress, troca o registro da aeronave durante a operação, emitindo o sinal de outro registro que não exista.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.