Após ficar famoso pela conta no Twitter que rastreia o avião particular de Elon Musk, o estudante universitário Jack Sweeney foi além e se posicionou sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia. O jovem criou duas novas contas no Twitter: uma para rastrear jatos particulares de oligarcas russos ligado ao governo Putin e outra para rastrear aeronaves ligadas ao próprio Putin (@PutinJet).
Velocidade da internet Starlink chega a 136 Mbps na Ucrânia d...
A média de velocidade é 5 vezes mais rápida do que a média nacional antes da guerra
Sanções para aviões russos, oligarcas em jatos americanos
O governo americano e a União Europeia fecharam seus espaços aéreos para aviões russos. Então os oligarcas bilionários não viajaram para os Estados Unidos com seus jatos particulares, certo? Erradíssimo! Conforme mostra a conta @RUOligarchJets, a maioria dos aviões dos oligarcas não possuem prefixos da Rússia (RA), mas sim estão registrados em outros países, como Estados Unidos (prefixo N), Ilhas Cayman (VP), Ilha de Man (M) e até Luxemburgo (LX). Foi com o seu avião particular registrado nos em Luxemburgo que Roman Abramovich, dono do Chelsea, conseguiu viajar para a Turquia, país membro da União Europeia. Arkady Rotenberg, amigo de infância de Putin e dono de uma empresa que constrói oleodutos e gasodutos, viajou até as Maldivas com sua aeronave registrada em Ilha de Man. Dibre nas sanções!
A conta que rastreia Putin está capturando os movimentos do avião presidencial da Rússia, mas o primeiro tweet indica que há diversas aeronaves cadastradas, prontas para serem divulgadas pelo bot que registra os voos.
Elon Musk ofereceu US$ 5.000 para jovem encerrar a conta
Jack Sweeney, que também criou bots para rastrear os aviões de Jeff Bezos e Bill Gates, criou a conta @ElonJet no Twitter para quem tem interesse em saber quando que o Gulfstream G650 de Elon Musk está voando. No entanto, isso não é garantia de que o bilionário, dono da Tesla e SpaceX, está a bordo do avião. Mesmo que o jato particular de matrícula N628TS esteja passeando pelas ilhas Havaianas em um momento que parece ser de férias. Musk ofereceu 5 mil dólares para a conta ser encerrada. Sweeney rejeitou a oferta e pediu o valor de 50 mil dólares, já que essa quantia lhe ajudaria a pagar a universidade e "comprar um carro, quem sabe um Tesla". Musk não aceitou e conseguiu entrar no programa PIA, da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), para ter sigilo sobre o registro de voo. O PIA, Privacy ICAO Adress, troca o registro da aeronave durante a operação, emitindo o sinal de outro registro que não exista.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.