Velocidade da internet Starlink chega a 136 Mbps na Ucrânia durante a invasão russa
Créditos: Reprodução | SpaceX

Velocidade da internet Starlink chega a 136 Mbps na Ucrânia durante a invasão russa

A média de velocidade é 5 vezes mais rápida do que a média nacional antes da guerra

Conforme já relatado, a internet é uma ferramenta extremamente útil para a resistência ucraniana - contra a invasão russa. A conexão por meio de satélite da Starlink, empresa de Elon Musk, foi disponibilizada nos últimos dias, após pedidos feitos pelos apoiadores da Ucrânia, que, durante a invasão, estavam perdendo o acesso à internet gradativamente. E a boa notícia é que, além da conectividade em tempos de guerra ser fundamental, a velocidade ainda é consideravelmente rápida: por volta de 136 Mbps.

No último sábado, 26 de fevereiro, Musk já havia confirmado a ativação dessa funcionalidade em sua conta oficial no Twitter:

Em uma tradução livre, a mensagem do CEO seria: "O serviço Starlink está ativo na Ucrânia. Mais terminais a caminho". Mesmo antes da invasão, a média de velocidade da internet no país era de 25 Mbps. Apesar de toda a destruição presente neste momento, é um grande feito conseguir oferecer uma conexão 5 vezes mais rápida do que a média nacional anteriormente.

Internet via satélite é fundamental nesse momento

Muitos pontos da resistência local estão usando páginas do Facebook para se organizarem - e tentar combater com mais eficiência as forças invasoras. Perder essa interação seria um duro golpe para os envolvidos.

O vice-primeiro-ministro ucraniano, Mykhailo Fedorov, pediu para os responsáveis pela Starlink por essa conexão, e a mensagem no Twitter foi veiculada 10 horas depois, sinalizando a viabilidade do serviço na região.

O principal objetivo desse serviço da SpaceX é justamente oferecer acesso à internet em locais isolados, possuindo um grande potencial para salvar vidas em casos de acidentes. A utilização em tempos de guerra se mostrou igualmente viável.

01/03/2022 às 16:10
Notícia

Rússia x Ucrânia: 4 livros para entender as origens do confli...

Títulos apresentam o contexto político, econômico, histórico e social da região que ganhou destaque m...

 É necessária a instalação de uma antena parabólica no local desejado para que a tecnologia funcione,. Mais de 2 mil satélites foram lançados pela companhia desde 2019 - que planeja, ainda, lançar mais 14 mil em um futuro próximo. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: revistagalileu.globo.com, wccftech.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.